metropoles.com

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta 2ª (13/5)

Serão renegociados aqueles débitos não pagos até 23 de janeiro de 2024. Condições de pagamento dependem de cada instituição financeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida de pessoa fazendo contas na calculadora, com vários papéis e contas a pagar sobre a mesa Desenrola dicas - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de pessoa fazendo contas na calculadora, com vários papéis e contas a pagar sobre a mesa Desenrola dicas - Metrópoles - Foto: Getty Images

A partir desta segunda-feira (13/5), os bancos começam a oferecer uma opção para o pagamento de dívidas de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas que faturem até R$ 4,8 milhões anuais. Serão renegociados os débitos não pagos até 23 de janeiro de 2024.

A ação faz parte do Programa Desenrola Pequenos Negócios, do Ministério da Fazenda, Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, com o apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Para aderir ao programa, o microempreendedor ou pequeno empresário deve contatar a instituição financeira onde está a dívida. A orientação é buscar os canais de atendimento oficiais disponíveis (agências, internet ou aplicativo) e, assim, ter acesso às condições especiais de renegociação. Elas serão diferenciadas e caberá a cada instituição financeira defini-las.

De acordo com a Febraban, somente os bancos cadastrados no programa ofertarão condições de renegociação de dívidas.

O Desenrola

O Desenrola Pequenos Negócios foi lançado pelo governo federal em 22 de abril. Na mesma data, foi publicada uma portaria do Ministério da Fazenda definindo a participação dos bancos nas renegociações. Só entrarão nas renegociações as dívidas vencidas há mais de 90 dias na data de lançamento do programa. Não haverá limites para o valor da dívida nem de tempo máximo de atraso.

A versão do Desenrola para as micro e pequenas empresas é um dos quatro eixos do Programa Acredita, que pretende ampliar o acesso ao crédito e estimular a economia.

Com infomações da Agência Brasil

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?