Desemprego no Brasil alcança recorde no 1º trimestre de 2021
IBGE anunciou que número atinge 14,8 milhões de pessoas, o maior número já resgistrado da série histórica, com início em 2012
atualizado
Compartilhar notícia
O desemprego no Brasil alcançou 14,8 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2021, maior número registrado da série histórica, iniciada em 2012. A taxa representa 14,71% da população, segundo anúncio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito nesta quinta-feira (27/5).
O resultado representa um aumento de 0,8% em relação ao trimestre anterior, o equivalente a 880 mil novos desocupados. Em um ano, mais de 1,9 milhão de pessoas entraram no grupo. Os maiores aumentos ocorreram nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão e Piauí.
No total, Bahia, Sergipe e Amazonas são os estados com maior nível de desempregados. Já os estados do sul e Mato Grosso compõem o grupo com o menor nível de desemprego.
O número de empregadores com CNPJ também diminuiu e alcançou o menor índice desde 2012. Além disso, chegou a 33,2 milhões o número de pessoas subutilizadas, outro recorde. Já a o rendimento médio e a taxa de informalidade permaneceram estáveis na maior parte dos estados.