metropoles.com

Desembargadora do TRT suspende leilão da Cedae marcado para o dia 30

Ela aceitou recurso dos sindicatos que representam os trabalhadores que alegaram demissão em massa de quatro mil funcionários da empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Rio de Janeiro – A desembargadora Claudia Regina Vianna Marques Barrozo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) no Rio de Janeiro, suspendeu o leilão marcado para sexta-feira (30/4) da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), maior fornecedora de água e prestadora de serviço do estado para 64 dos 92 municípios.

A decisão da magistrada, com base em pedido dos sindicatos que representam os trabalhadores, é para impedir a demissão em massa de quatro mil funcionários.

O leilão é considerado o maior edital de concessão de serviços de saneamento do país. “Não há uma
única menção como ficarão os trabalhadores e os seus postos de trabalhos após a privatização parcial levada a efeito pelo estado (…) em relação aos serviços de comércio de água e de esgoto dos 64 municípios alcançados pela licitação, a não ser a de redução de 80% do quadro efetivo da empresa”, escreveu a magistrada na decisão.

Procurado, o governo do estado ainda não se manifestou sobre a nova decisão.

O valor mínimo do lance é de R$ 10,6 bilhões. A batalha judicial do estado pelo leilão já foi parar até no Supremo Tribunal Federal (STF) e ainda envolve os deputados da Assembleia Legislativa (Alerj) que são contra. Na quinta-feira (22/4), o ministro Luiz Fux derrubou decisão do Tribunal de Justiça que impedia o leilão sob a alegação de que aumentar o prazo de concessão de 25 para 35 anos por decreto estadual não seria inconstitucional.

O leilão

As propostas das empresas estão prevista para serem entregues terça-feira (27/4).  A Cedae será dividida em quatro blocos. Cada um deles corresponderá à prestação de serviço em uma área do estado.

Uma empresa ou consórcio pode levar mais de um bloco, desde que fique comprovado, por meio de habilitação técnica, a capacidade de garantir os investimentos para a universalização do saneamento.

O edital prevê ainda que os concessionários terão obrigação de investir pelo menos R$ 1,86 bilhão em regiões mais carentes do Rio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?