metropoles.com

Desembargador Siro Darlan é alvo de operação da PF

O magistrado é acusado de vender sentenças no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Foram expedidos sete mandados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Globoplay
Siro-Darlan
1 de 1 Siro-Darlan - Foto: Globoplay

A Polícia Federal está nas ruas da capital carioca, nesta terça-feira (24/09/2019), para cumprir mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Um dos alvos é o desembargador Siro Darlan, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), informa o jornal O Globo.

O magistrado responde a inquérito na Corte, que apura suposta venda de sentenças no fórum da capital carioca. Ao todo, sete mandados foram expedidos pelo STJ.

Entre as decisões do desembargador, está a soltura do casal de ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Ambos foram soltos menos de 24 horas depois de ser preso, no início deste mês.

Darlan ganhou fama como magistrado controverso no TJRJ. Ele tem decisões recorrentes no que tange a dar liberdade a presos em plantões judiciais.

Além da operação que está nas ruas na manhã desta terça, o magistrado também é alvo de representação na presidência do TJRJ, assinada pelos outros quatro desembargadores da 7ª Câmara, e uma investigação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que apura faltas disciplinares.

Um dos inquéritos no STJ, que resultou na operação desta terça, tem origem no município de Resende (RJ). Presidente do Sindicato do Comércio Varejista do município, o economista Ricardo Abbud foi preso em 2015 com mais 21 pessoas sob a acusação de praticar irregularidades na Câmara dos Vereadores.

Um delator, cujo nome não foi revelado, contou ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que quando estava preso com Abbud este relatou que seu pai, João Bosco de Azevedo, negociou “com pessoa interposta pelo desembargador Siro Darlan” a quantia de R$ 50 mil por sua liberdade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?