metropoles.com

Desembargador manda soltar cantor Belo no Rio de Janeiro

Artista passou a ser investigado após fazer show com aglomeração no Complexo da Maré, durante o Carnaval

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anderson Borde/ AgNews
Cantor Belo
1 de 1 Cantor Belo - Foto: Anderson Borde/ AgNews

A Justiça aceitou o pedido de habeas corpus da defesa do cantor Belo. A decisão é do desembargador Milton Fernandes de Souza e saiu na madrugada desta quinta-feira (18/2), segundo informação da TV Globo.

O artista foi preso na tarde da última quarta-feira (17/2) pela Delegacia de Combate às Drogas (DCOD), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em Angra dos Reis, costa verde do estado, por meio da operação “É o que eu mereço”, em referência a uma das músicas de Belo. O cantor foi levado para a Polinter.

Belo é investigado por ter feito um show no Centro Integrado de Educação Pública, na Maré, durante o Carnaval, sem permissão das autoridades públicas, que proibiram aglomerações como medida de combate à pandemia.

A polícia cumpriu cinco mandados de busca e apreensão e três de prisão expedidos pela Justiça: contra os sócios da produtora, Célio Caetano e Henrique Marques, e o homem apontado como chefe do tráfico de drogas no Parque União — identificado como Jorge Luiz Moura Barbosa Alvarenga –, que não foi encontrado.

8 imagens
A mulher do cantor, Gracyanne Barbosa, chega à delegacia
Belo chegando à delegacia
Ele foi preso no dia 17 de fevereiro
Gracyannne Barbosa, esposa de Belo
1 de 8

Cantor Belo chega à Cidade da Polícia, no Jacarezinho, zona norte do Rio

Anderson Borde/Ag. News
2 de 8

A mulher do cantor, Gracyanne Barbosa, chega à delegacia

Anderson Borde/ AgNews
3 de 8

Belo chegando à delegacia

Anderson Borde/ AgNews
4 de 8

Anderson Borde/ AgNews
5 de 8

Ele foi preso no dia 17 de fevereiro

Anderson Borde/ AgNews
6 de 8

Gracyannne Barbosa, esposa de Belo

Anderson Borde/ AgNews
7 de 8

Anderson Borde/ AgNews
8 de 8

Belo é conduzido para prestar depoimento na Cidade da Polícia, no Rio

Anderson Borde/ AgNews

Em outra ação, a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática cumpriu a primeira decisão deferida de sequestro e indisponibilidade de bens na sede da empresa Ingresso Certo, referente aos valores recebidos com a venda de bilhetes para a Festa Fresh Day Party.

“Verifica-se que o cenário desenhado é um dos mais absurdos possíveis, na medida em que o ‘evento contagioso’ não foi autorizado pelo Estado, mas pelo chefe criminoso local, que também teve a sua prisão preventiva decretada”, pontuou o delegado Gustavo Castro, titular da DCOD.

Belo e sua família divulgaram nota na quarta em que dizem estar surpresos com a prisão preventiva do cantor. No texto, o artista pede desculpas pelo show, mas questiona a decisão da Justiça. Afirma que a atração foi legalmente contratada pela produtora Série Gold e aponta o fato de eventos culturais em outras regiões da cidade não terem sido alvo de investigação.

O espanto se dá em razão de a prisão ter ocorrido mesmo após parecer contrário do Ministério Público (MP) e também da falta de isonomia quando se trata de apresentações artísticas durante a pandemia da Covid-19, pela qual Belo teve a saúde acometida há três meses e a agenda cancelada integralmente há um ano”, destacou a nota. Para a equipe do cantor, a detenção demonstra preconceito com a favela e o pagode.

Gracyanne Barbosa se manifestou sobre a prisão do marido. “Precisamos trabalhar. Seria ideal se pudéssemos ficar esperando a vacina. Mas como pagamos nossas contas?”, indagou, segundo a coluna de Léo Dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?