metropoles.com

Desembargador é afastado por TJ-SP após chamar PM de “analfabeta”

O desembargador Eduardo Siqueira chamou a PM de “analfabeta” e “soldado raso”; o caso veio à tona após ele ter humilhado um guarda municipal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução
Eduardo Siqueira, desembargador
1 de 1 Eduardo Siqueira, desembargador - Foto: Foto: Reprodução

O desembargador Eduardo Siqueira foi julgado e punido por ofender e intimidar uma policial militar em 2015. As ofensas ocorreram durante uma ligação para o 190, serviço de emergência da PM.

Nesta quarta-feira (27), por 18 votos a 6, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aplicou a pena de disponibilidade contra ele, que vai ser afastado das funções com pagamentos de vencimentos proporcionais.

Em nota, o TJ-SP ressaltou que o magistrado continua a receber salário proporcional ao tempo de serviço. De acordo com o tribunal, ele “poderá pleitear o seu aproveitamento, decorridos dois anos anos de afastamento, conforme dispõe a Lei Orgânica da Magistratura”.

Na ocasião, Siqueira discou 190 e pediu para resolver um problema familiar. Quando foi orientado a procurar uma delegacia, ele elevou o tom de voz e mandou a PM resolver a situação. 

“É uma ordem, uma requisição de um desembargador que tem patente igual de general do Exército”, afirmou o desembargador durante o contato. Siqueira chamou a policial de “analfabeta e soldado raso”, além de ter ameaçado o emprego dela. 

Eduardo Siqueira, desembargador
Desembargador ficou conhecido após humilhar um guarda municipal
Caso de 2020

O processo administrativo disciplinar contra o desembargador foi instaurado em dezembro de 2020, quando Siqueira ficou nacionalmente conhecido por humilhar guardas municipais em Santos, no litoral de São Paulo. O desembargador se recusava a usar máscara de proteção, que na época era obrigatória por conta da pandemia. 

Ele chegou a ligar para o secretário de Segurança da cidade para cobrar medidas contra os profissionais. Em 2021, Siqueira foi condenado a pagar R$ 20 mil reais ao guarda municipal de Santos pelos insultos.  

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?