metropoles.com

Desde janeiro, Brasil teve 6.177 violações contra moradores de rua

Esse número corresponde a um crescimento de 24% em relação aos primeiros 4 meses de 2023, de acordo com o Ministério dos Direitos Humanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem colorida mostra as pernas de uma pessoa em situação de rua. Ela está de chinelos, calça verde e sentada em vários sacos plásticos - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra as pernas de uma pessoa em situação de rua. Ela está de chinelos, calça verde e sentada em vários sacos plásticos - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Entre janeiro e abril de 2024, o Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, registrou 6.177 violações contra pessoas em situação de rua, de acordo com levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), publicado nesta quarta-feira (1º/5).

Esse contingente representa um aumento de 24% de casos suspeitos de violência contra esse grupo, em comparação com o primeiro quadrimestre de 2023, quando 4.962 violações foram denunciadas.

 

Violações contra moradores de rua no Brasil

Ao todo, o Brasil tem 221 mil pessoas em situação de rua, conforme dados do Cadastro Único, publicado em julho do ano passado.

5 imagens
1 de 5

Rafaela Felicciano / Metrópoles
2 de 5

Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
3 de 5

Rafaela Felicciano / Metrópoles
4 de 5

Hugo Barreto//Metrópoles
5 de 5

Rafaela Felicciano / Metrópoles

No Painel do Disque Direitos Humanos, São Paulo lidera o ranking nacional, com 1.964 registros feitos na Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Na sequência, está o Rio de Janeiro, com 696 suspeitas de violação.

De janeiro a abril, as violações com mais denúncias são: violência física (exemplo: exposição de risco à saúde), maus-tratos, abandono e agressão física e psíquica – como tortura e constrangimento. Tais violações se concentram na Região Sudeste.

Plano Ruas Visíveis

Esse levantamento do MHDC foi publicado um dia após a Prefeitura do Rio de Janeiro e o governo federal assinarem um termo de compromisso, nessa terça-feira (30/4), para colocar em prática a Política Nacional para a População em Situação de Rua, o Plano Ruas Visíveis.

O investimento inicial para executar a iniciativa é de R$ 982 milhões. O Plano Ruas Visíveis deve trabalhar em sete eixos: assistência social e segurança alimentar; saúde; violência institucional; cidadania, educação e cultura; habitação; trabalho e renda; e produção e gestão de dados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?