Compartilhar notícia
Durante entrevista ao site Banda B, João Henrique de Orleans e Bragança, herdeiro da família real, que fundou e foi a dona de quase toda a área urbana de Petrópolis, no Rio de Janeiro, afirmou que desastre em Petrópolis tem culpados que todos conhecem. Segundo o homem, prefeitos e vereadores da cidade incentivaram a ocupação dos morros da região que sofreu com deslizamentos de terra devido a intensas chuvas.
“Falava-se abertamente disso nos anos 1970. Os políticos traziam gente de Nova Iguaçu e Caxias, davam terrenos em áreas de risco, sem escritura nenhuma, em troca de as pessoas mudarem o domicílio eleitoral para a cidade. ‘Venham para Petrópolis, que tem terreno para construir’, diziam à época. E até hoje é assim”, afirma Orleans e Bragança, antes mesmo de ouvir qualquer pergunta do repórter.
“Não tinha Ministério Público, não tinha preocupação com o ambiente, não tinha associação de moradores. Seja de esquerda, centro ou direita, os políticos não ligam. Só fazem obras para aparecer e não querem saber se quase metade dos moradores de Petrópolis está em área de risco. Não ligam se morrerão soterrados”, ressalta o príncipe.
Confira mais informações no portal Banda B, parceiro do Metrópoles.