metropoles.com

“Desastre”, diz presidente da Anciti sobre tempestade solar de 2024

Presidente da associação tecnológica se mostrou preocupado com a supertempestade solar que deverá atingir o planeta em 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Unsplash
sol no espaço, tempestade solar
1 de 1 sol no espaço, tempestade solar - Foto: Unsplash

Rio de Janeiro – O presidente da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), Johann Dantas, se mostrou preocupado com a tempestade solar que deve atingir o planeta em 2024. Ele classificou o fenômeno como um “desastre”.

A fala ocorreu durante o Anciti Awards 2023, que ocorre entre os dias 6 e 9, no Rio de Janeiro, e premia cidades que utilizam tecnologia para melhorar a gestão pública. Além de dispositivos que podem ser comprometidos devido à tempestade solar, Dantas apontou que a economia deve sofrer impactos.

2 imagens
1 de 2

Uma enorme tempestade solar deve atingir o planeta em 2024

Unsplash
2 de 2

Pixabay

“Quanto é o seguro de uma operação de banco fora [do ar]? Quanto ele deixa de faturar em um minuto? Quantas vendas e quantos serviços públicos são impactados em um minuto, em meio a um blecaute de comunicação?”, questionou em entrevista ao Metrópoles.

O presidente da Anciti também lembrou momentos em que redes sociais sofreram quedas, como o aplicativo de mensagens WhatsApp. Para ele, esses rápidos momentos causam histeria coletiva. “Pelo menos podemos recorrer ao Telegram, mas e quando não tiver nada disso funcionando?”, disse.

Tempestade solar

No início de novembro, o professor Peter Becker, da Universidade George Mason (Virgínia, EUA), responsável por desenvolver sistemas de alerta sobre atividades solares que possam prejudicar a tecnologia do mundo, apontou o que considera um “apocalipse da internet” em 2024. De acordo com ele, uma enorme tempestade solar pode afetar todo o planeta.

Segundo o cientista, essa é a primeira vez na história que haverá uma convergência entre o aumento da atividade solar e a dependência da internet pelo ser humano.

Segundo o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25 – que prevê uma supertempestade solar – deve ocorrer antes do previsto. Inicialmente, estudos mostravam que uma atividade solar desse tamanho aconteceria somente em julho de 2025. Mas Becker sugere que a fase mais intensa da tempestade será no ano que vem.

Além da internet, a rede elétrica, sistemas de navegação como GPS, satélites e equipamentos de comunicação podem sofrer danos que não devem ser reparados por meses.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?