metropoles.com

Deputados pedem processo criminal contra Salles por post sobre Bolívia

Ricardo Salles fez post no X citando que “melancias” da Bolívia têm culhões, logo após tentativa de golpe. Deputados pedem inquérito na PGR

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Três deputados federais do PSol entraram com uma representação contra Ricardo Salles (PL-SP) na Procuradoria-Geral da República (PGR), após o parlamentar publicar que “melancias” da Bolívia têm “culhões”, no dia da tentativa de golpe militar no país. Fernanda Melchionna, Sâmia Bomfim e Glauber Braga pedem abertura de processo criminal contra Salles.

O deputado do PL fez uma postagem no X, antigo Twitter, afirmando que “melancias” da Bolívia têm culhões, logo após a repercussão do anúncio de um golpe de Estado no país, comandando pelo ex-comandante do Exército, Juan José Zúñiga, nesta quarta-feira (26/6).

Na postagem, ele escreve, em espanhol, com um erro, e entre aspas: “En Bolívia las melancias tienen cojones… “. Em tradução livre, Salles diz que os “melancias”, que seriam os militares bolivianos, têm “culhões”. O termo melancia é usado de forma pejorativa pela extrema direita para se referir ao Exército, com a ironia de que eles vesteriam uniforme verde, mas teriam, por dentro, pensamento vermelho, de esquerda. Em espanhol, porém, melancia se traduz como sandía.

A representação dos deputados do PSol pede que Salles seja “processado criminalmente pelos supostos atos ilegais e criminosos estabelecidos nos artigos 286 (Incitação ao crime), parágrafo único (Incitação pública das Forças Armadas) e 287 (Apologia de Crime ou Criminoso) previstos no Título IX (Dos Crimes contra a Paz Pública) do Código Penal”.

“Nota-se claramente que o parlamentar comemora a tentativa de golpe de Estado ocorrida no país vizinho, além de demonstrar claramente sua frustração com o fato de o Exército brasileiro não ter feito o mesmo no Brasil. Isso, enquanto autoridades públicas, entre elas, o Ministério de Relações Exteriores brasileiro emitia nota condenando ‘nos mais firmes termos a tentativa de golpe de Estado na Bolívia’, rechaçando a violação da ordem constitucional no Estado boliviano.”

O documento enviado à PGR solicita abertura de inquérito criminal, a responsabilização de Salles pelos crimes, caso sejam verificadas as irregularidades, a inclusão do representado no âmbito do Inquérito 4.921/DF, relativo aos autores intelectuais dos atos antidemocráticos em Brasília, medidas judiciais cabíveis para a exclusão da postagem e o afastamento imediato do cargo de deputado federal.

Nesta quinta-feira (27/6), Salles defendeu não ter comemorado a tentativa de golpe, apenas ter feito “uma piada” com uma fala do general boliviano que tentou dar um golpe.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?