metropoles.com

Deputados entregam a Lira projetos de urgência para prevenir desastres

Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) consultará líderes para votar projetos prioritários

atualizado

Compartilhar notícia

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra comissão desastres naturais câmara - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra comissão desastres naturais câmara - Metrópoles - Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se comprometeu a priorizar a votação de projetos para prevenir novos desastres naturais. Os textos podem ser apreciados pelo plenário com urgência nos próximos dias se houver a concordância do colégio de líderes.

A iniciativa ganhou força em meio ao desastre causado pelas fortes chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Mais de 30 mil pessoas estão em abrigos em todo o estado, e 476 municípios foram afetados. Até o momento, 172 óbitos foram confirmados, 41 pessoas seguem desaparecidas e 806 ficaram feridas, de acordo com boletim da Defesa Civil gaúcha.

Deputados federais membros da Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais apresentaram requerimento de urgência para quatro projetos prioritários sobre o tema. Na próxima semana, eles participam da reunião do colégio de líderes da Câmara com o presidente Lira para pressionar pela apreciação dos textos.

“[Lira] se comprometeu a colocar esses requerimentos em votação, desde que tratassem de prevenção e do fortalecimento do [Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil] Funcap”, explica o deputado Leo Prates (PDT-BA), presidente do colegiado.

Veja a lista dos projetos encaminhados pelos deputados a Lira:

  • PL nº 4501/2021: dedução no Imposto de Renda para doações direcionadas ao Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap);
  • PL 580/2019: destina 1% da arrecadação de lotéricas ao Funcap;
  • PL 1798/2024: destina parte das multas pagas por crimes ambientais para o Funcap;
  • PL 10898/2018: direciona parte dos royalties de petróleo e pré-sal para prevenção de desastres naturais e atendimento das populações e áreas atingidas.

O destaque é o projeto de lei (PL) nº 4501/2021, proposto pela ex-deputada Celina Leão (PP-DF). O texto prevê que sejam deduzidas, na declaração anual do Imposto de Renda (IR), as doações realizadas entre 2022 e 2028 para o Funcap.

De acordo com a proposta, também poderiam ser deduzidas do IR doações para estados e município quando for declarada situação de emergência ou estado de calamidade pública. O limite total de deduções legais deve ser respeitado: para pessoas físicas, a doação ao Funcap poderia chegar a até 4% do IR devido.

PEC destina emendas para prevenir desastres

Em meio ao enfrentamento do desastre no Rio Grande do Sul, Lira autorizou a instalação da comissão especial que vai analisar o texto da proposta de emenda à Constituição (PEC) nº 44/2023. A proposta visa destinar emendas para o enfrentamento de desastres naturais.

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficará no comando do colegiado: o presidente será o deputado federal Jorge Goetten (PL-SC), e o 1º vice-presidente o deputado Daniel Agrobom (PL-GO).

O texto da PEC reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de emergências naturais. A quantia será repassada ao orgão federal competente, e destinada aos estados que enfrentarem desastres naturais.

O grupo é composto por 34 membros titulares e igual número de suplentes. Uma comissão especial tem o prazo de 40 sessões do plenário da Câmara para votar o texto, que depois segue para análise do plenário.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?