metropoles.com

Deputados cobram informações ao Ministério da Educação sobre Enem

Parlamentares acreditam que as mudanças na pasta e no Inep impactam na prova. Falência de gráfica e avaliação das questões preocupam

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Enem
1 de 1 Enem - Foto: Reprodução

As incertezas que rondam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) fizeram com que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovasse nesta terça-feira (16/04/19) um requerimento
de informações a ser enviado ao Ministério da Educação (MEC). Os parlamentares estão preocupados com a viabilidade da prova neste ano.

Para o deputado Idilvan Alencar (PDT-CE), que apresentou o requerimento, as recentes mudanças no  MEC, no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) — responsável pela avaliação —, e a falência da gráfica que imprimiu as provas nos últimos 10 anos precisam ser esclarecidas.

O parlamentar solicitou detalhes do cronograma de realização da prova, principalmente sobre o tempo necessário para a contratação da nova gráfica. “Restando menos de seis meses para a data prevista do Enem e pela relevância que o exame tem para mais de cinco milhões de inscritos, o atraso do MEC e do Inep na divulgação dessas informações é fator de intranquilidade”, avalia Idilvan.

Outro questionamento do deputado são os resultados da comissão que analisou o conteúdo para sugerir a não utilização de alguns itens sem apresentar os critérios usados. Em março, o MEC criou um grupo com três pessoas para avaliar as questões do exame. Segundo o governo, eles tinham o objetivo de “verificar sua pertinência com a realidade social, de modo a assegurar um perfil consensual do exame”.

Idilvan quer saber quantos itens foram considerados inadequados, as justificativas para a exclusão, os custos envolvidos na eliminação de itens do banco e a decisão final do órgão. Para o parlamentar, essas informações não comprometem o sigilo do exame. O MEC e o Inep têm 30 dias para responder.

No documento, o parlamentar ressalta as dúvidas acerca do Enem. “Pela sua relevância na educação do país, merece toda a atenção desta comissão, que deve buscar ter clareza dos processos e riscos envolvidos e zelar para que o Poder Executivo para o bom andamento do exame’, destaca o texto.

O Metrópoles entrou em contato como o MEC, mas até a última atualização desta reportagem não havia recebido resposta. O espaço continua aberto para manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?