metropoles.com

Deputado que quebrou placa de Marielle diz querer homenageá-la

Rodrigo Amorim, do PSL, quer que o governador Cláudio Casto crie uma casa de acolhimento a mulheres na Vila Mimosa, zona norte do Rio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes Sociais
RODRIGO AMORIM MARIELLE
1 de 1 RODRIGO AMORIM MARIELLE - Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Rio de Janeiro – O deputado estadual Rodrigo Amorim (na foto em destaque, ao lado direito), do PSL, quer que o governador Cláudio Castro, do PL, crie uma casa de acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, trata-se de uma homenagem à vereadora Marielle Franco, assassinada a tiros em uma emboscada em 14 de março de 2018.

O local do atendimento seria na Vila Mimosa, na Praça da Bandeira, zona norte, uma das áreas mais famosas de prostituição na cidade. A indicação 6490/2021 foi proposta pelo parlamentar na Assembleia Legislativa (Alerj) em 27 de setembro.

3 imagens
A vereadora também se engajou na luta pelos direitos das mulheres
O motorista do carro, Anderson Gomes, também morreu no atentado
1 de 3

Marielle Franco

Reprodução
2 de 3

A vereadora também se engajou na luta pelos direitos das mulheres

Renan Olaz/CMRJ
3 de 3

O motorista do carro, Anderson Gomes, também morreu no atentado

JOSE LUCENA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

“Sabe-se que uma das pautas da vereadora e seus séquitos é aplicação dos Direitos Humanos nas mais situações inusitadas, sempre em defesa daqueles que, inclusive, vivem à margem da lei. (…) visando homenagear a citada vereadora, implantar uma casa de acolhimento num dos redutos de prostituição (…) é tentar preservar as mulheres que ali estão expostas, proporcionando mais dignidade”, justificou.

Em outubro de 2018, Amorim quebrou a placa com o nome de Marielle ao lado do deputado federal Daniel Silveira, do PSL, (na foto em destaque, ao lado esquerdo), atualmente preso por ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Placa retirada

A homenagem à vereadora, assassinada junto com o motorista Anderson Gomes, tinha sido colocada por manifestantes sobre a placa que indicava a Praça Marechal Floriano, em frente à Câmara de Vereadores do Rio, no Centro. Na ocasião, Amorim argumentou que estava “restaurando a ordem” e emoldurou parte da placa em seu gabinete.

Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Amorim se tornou o deputado mais votado da Alerj com mais de 140 mil votos no último pleito. O Metrópoles tentou falar com o político, por meio de sua assessoria, mas ainda não obteve resposta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?