Deputado propõe plenário virtual para ajudar a conter coronavírus
Evair de Melo (PP-ES) defende implantação de um sistema que permitiria votação sem a presença física de deputados e senadores
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Evair de Melo (PP-ES) afirmou que vai protocolar hoje um pedido para a implantação de um plenário virtual, medida que permitiria a realização de sessões da Câmara, do Senado e do Congresso sem a presença física no plenário. Nos últimos 30 dias, o congressista colheu número de assinaturas suficientes para a criação da Frente Parlamentar Mista, colegiado responsável pela execução da proposta.
Na ideia inicial, a criação do plenário virtual tinha outros objetivos. Mas, com o alastramento do coronavírus, Melo vislumbra nesse modelo de tomada de decisão uma saída para a realização de reuniões sem risco de contribuir para a proliferação do vírus, a redução dos custos e rapidez na tramitação de projetos.
O plenário virtual, segundo o deputado, não impediria a organização de sessões presenciais quando se considerar necessário para determinadas propostas. De acordo com o parlamentar, o modelo permaneceria mesmo depois de controlada a pandemia de coronavírus e poderia, ainda, ser replicado nos estados e municípios.