metropoles.com

Deputado propõe mudar COP30 de Belém para Porto Alegre

Líder do Cidadania na Câmara dos Deputados defende medida para mostrar os impactos “concretos e devastadores” das mudanças climáticas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ramiro Sanchez/Getty Images
Imagem colorida da Arena Grêmio após inundação em decorrência de temporal no RS - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da Arena Grêmio após inundação em decorrência de temporal no RS - Metrópoles - Foto: Ramiro Sanchez/Getty Images

O líder do Cidadania na Câmara dos Deputados, Alex Manente (Cidadania-SP), protocolou nesta terça-feira (7/5) uma sugestão ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, de trocar a sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), em 2025, de Belém (PA) para Porto Alegre (RS).

Manente defende a troca da sede para que se possa mostrar os impactos “concretos e devastadores” das mudanças climáticas.

“Diante do recente desastre climático que o Rio Grande do Sul vem sofrendo, a realização da COP30 em Porto Alegre servirá, indubitavelmente, para mostrar para as demais delegações do planeta os impactos concretos e devastadores das mudanças climáticas. Precisamos mostrar como as adversidades climáticas estão remodelando nossas vidas e convocar uma ação coletiva para enfrentar este desafio global”, disse o deputado, no documento protocolado.

A população gaúcha sofre com as consequências das chuvas fortes registradas ao longo dos últimos dias. São 90 mortes registradas e 132 desaparecidos. Até o momento, 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 397 municípios. Desse total, quase 156 mil estão desalojadas, e outras 48 mil foram acolhidas em abrigos.

Recursos para a COP30

Na segunda-feira (6/5), o governo federal assinou convênios para liberar R$ 1,3 bilhão para a realização da COP30 em Belém.

Contribuíram para o fundo a Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém. O valor deverá ser aplicado em obras de infraestrutura, no aumento da rede de esgoto sanitário e na revitalização do tradicional mercado Ver-o-Peso.

Lula encabeçou a campanha para tornar o bioma amazônico o palco do evento climático, e esteve este ano na capital paraense, ao lado do presidente da França, Emmanuel Macron.

O evento climático ocorrerá em novembro de 2025. Enquanto isso, o governo federal tenta atrair investidores e foca em melhorias para sediar a cúpula global. Há uma preocupação com a capacidade da cidade de receber um evento das proporções da COP, sobretudo em relação ao setor hoteleiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?