metropoles.com

Deputado pede CPMI para investigar plano do PCC de matar Moro

Para que uma CPMI seja instalada, é necessário o apoio de ao menos 171 deputados e 27 senadores. Proposta foi apresentada por Coronel Meira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
PCC Ex-juiz Sergio Moro chega no evento de lançamento da pré-candidatura à presidência da república do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar
1 de 1 PCC Ex-juiz Sergio Moro chega no evento de lançamento da pré-candidatura à presidência da república do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) protocolou, nesta quarta-feira (22/3), um requerimento para pedir criação de Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar o plano de execução contra o senador Sérgio Moro (União Brasil – PR).

A organização do ataque foi realizada pela facçaão criminosa Primeiro Comendo da Capital (PCC). Além de Moro, autoridades como o promotor de justiça Lincoln Gakyia, que integra o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco), estavam entre os alvos do PCC.

No pedido de CPMI, o deputado Coronel Meira cita declaração recente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra o senador Sérgio Moro.

Em entrevista ao site Brasil 247, Lula disse que, ao ser questionado por procuradores se estava bem no período em que estava preso em Curitiva, afirmou: “Só vai estar bem quando eu f… esse Moro”. À CNN, Moro disse que a fala de Lula poderia gerar risco a ele e à família.

“Diante da repercussão da fala do residente Luiz Inácio Lula da Silva e do comentário do próprio senador, em entrevista à CNN, torna-se imprescindível a instalação imediata de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a fim de investigar e elucidar os fatos ora elencados”, consta no requerimento.

Para que uma CPMI seja instalada, é necessário o apoio de ao menos 171 deputados e 27 senadores. Após reunião conjunta de parlamentares das duas Casas, cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviar ofício aos líderes partidários para indicação de membros da comissão.

Nesta quarta, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em cinco unidades da federação: Rondônia, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e São Paulo. De acordo com as diligências da PF, os ataques poderiam ocorrer de forma simultânea, e os principais investigados estão nos estados de São Paulo e Paraná. Até as 9h40, nove pessoas tinham sido detidas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?