Deputado italiano defende que Bolsonaro não receba cidadania
Angelo Benelli do Partido Verde europeu avaliou que governo da Itália não deve conceder cidadania italiana para Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado italiano Angelo Bonelli do partido Europa Verde defendeu que o governo federal da Itália não conceda cidadania ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada em sessão da Câmara na última segunda-feira (9/1), um dia depois dos atos violentos promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes.
“Há rumores da imprensa brasileira de que o Jair Bolsonaro, que está atualmente na Flórida, solicitou cidadania italiana. Você sabia que os filhos de Bolsonaro também solicitaram cidadania?”, afirmou o deputado.
Veja o vídeo:
🇧🇷Solidarità al popolo brasiliano, alle istituzioni e al Presidente Lula.
Chiediamo che il ministro Tajani si pronunci in maniera chiara nel non conferire la cittadinanza a #Bolsonaro e alla sua famiglia.@AngeloBonelli1 #Brasile pic.twitter.com/syOEhGFGTM
— Angelo Bonelli (@AngeloBonelli1) January 9, 2023
“Isso seria um grande problema para a república italiana porque diante dos acontecimentos não pode haver incerteza de não dar a cidadania italiana à família Bolsonaro, sobre quem tramitam processos judiciais na Justiça brasileira”, disse ainda Angelo Bonelli.
Na terça, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Tajani, disse que Bolsonaro nunca fez pedido de cidadania italiana.
Pedidos de família
Após o resultado do segundo turno das eleições, os filhos de Bolsonaro, Flávio e Eduardo, foram à embaixada da Itália em Brasília avançar no processo de obtenção de cidadania italiana. Isso foi revelado por reportagem da coluna de Rodrigo Rangel, do Metrópoles.
O senador Flávio Bolsonaro inclusive confirmou que estava tratando do processo de cidadania, mas negou que quisesse sair do país.
“Minha família tem origem italiana e tenho direito de requerer cidadania italiana, o que começou a ser tratado em setembro de 2019”, declarou na época.
Uma outra reportagem da mesma coluna mostrou que a família reuniu documentação para dar entrada no processo de cidadania italiana dos outros filhos de Bolsonaro.
Em 2018, antes de ser eleito presidente, Jair Bolsonaro cogitou pedir cidadania italiana se perdesse a eleição.