metropoles.com

Deputado estadual Gil Vianna morre após contrair coronavírus no Rio

O parlamentar estava internado havia oito dias em hospital particular, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Deputado Gil Vianna morre por Covid-19
1 de 1 Deputado Gil Vianna morre por Covid-19 - Foto: Reprodução/Facebook

O deputado estadual do Rio de Janeiro Gil Vianna (PSL) morreu vítima do novo coronavírus na noite dessa terça-feira (19/05). O parlamentar, 54 anos, estava internado havia oito dias no Hospital Unimed, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A informação foi confirmada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O Brasil registrou recorde de óbitos nessa terça — foram mais de mil em 24 horas.

Vianna começou a ter os primeiros sintomas da doença no começo de maio. Inicialmente, ele foi internado em um leito comum, mas teve uma piora e precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nessa segunda-feira (18/05), de acordo com a última atualização divulgada pela assessoria, o parlamentar vinha respondendo bem ao tratamento e seu estado era considerado estável pelos médicos. No entanto, apresentou complicações no início da noite dessa terça-feira (19/05) e chegou a ser entubado. Por volta das 22h45, Vianna faleceu após sofrer uma parada cardíaca.

13 imagens
1 de 13

Moises Dias/Metrópoles
2 de 13

Moises Dias/Metrópoles
3 de 13

Moises Dias/Metrópoles
4 de 13

Moises Dias/Metrópoles
5 de 13

Moises Dias/Metrópoles
6 de 13

Moises Dias/Metrópoles
7 de 13

Moises Dias/Metrópoles
8 de 13

Moises Dias/Metrópoles
9 de 13

Moises Dias/Metrópoles
10 de 13

Moises Dias/Metrópoles
11 de 13

Moises Dias/Metrópoles
12 de 13

Moises Dias/Metrópoles
13 de 13

Moises Dias/Metrópoles

Gil Vianna era ex-oficial da Polícia Militar e do Exército e iniciou a carreira política em 2008, como vereador em Campos dos Goytacazes, onde era pré-candidato à prefeitura. Em 2017, ele foi suplente na Alerj e, em 2018, se elegeu pelo PSL, com 28.636 votos.



Vianna deixa esposa e três filhos. Uma quarta, falecida, tinha necessidades especiais, o que fez com que o parlamentar estabelecesse a defesa dos direitos de pessoas com deficiência como uma de suas causas políticas.

O falecimento do deputado foi confirmado no dia em que o Estado do Rio de Janeiro passou a marca de 3 mil mortos pelo novo coronavírus. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 227 óbitos pela doença no período de 24 horas, um recorde, e também a marca de 27.805 casos confirmados da Covid-19 no estado.

Políticos lamentam morte
O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), decretou luto com a suspensão das atividades da Casa por três dias. “Infelizmente, perdemos nosso Gil Vianna. Um ótimo sujeito, simples, um amigo nosso, apenas 54 anos. É uma grande tristeza”, disse.

A morte do deputado estadual foi lamentada pelo amigo e senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. “Meus sentimentos à família do meu amigo Gil Vianna. Cara do bem, trabalhador e meu colega de partido quando deputado estadual no Rio. Que Deus o tenha e conforte sua família”, escreveu em sua conta oficial no Twitter.

Os deputados federais pelo Rio Pedro Paulo (DEM) e Sóstenes Cavalcante (DEM) também lamentaram a perda. Colega na Alerj, o deputado estadual Flavio Serafini (PSol) escreveu em apoio aos familiares de Vianna. “Diferenças ideológicas à parte, prestamos nossa solidariedade à família e desejamos força para atravessar esse momento”, disse.

O ex-governador do estado Anthony Garotinho (PRP) fez um post no Facebook e prestou sentimentos aos parentes.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?