metropoles.com

Deputado do PT apresenta pedido para convocar Delgatti na CPI do 8/1

Delgatti foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira (2/8) acusado de invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/ Metrópoles
Foto colorida de CPI sobre os atos de 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de CPI sobre os atos de 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/ Metrópoles

O deputado Rogério Correa (PT) apresentou, nesta quarta-feira (2/8), pedido para convocar Walter Delgatti, conhecido como o “hacker da Vaza Jato”, a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Delgatti foi preso preventivamente na manhã desta quarta, em São Paulo, pela Polícia Federal. A força-tarefa investiga a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

“Nesse sentido, torna-se imprescindível ouvir o senhor Walter Delgatti nesta CPMI, para prestar os devidos esclarecimentos quanto ao seu envolvimento na promoção dos atos criminosos contra a democracia e as instituições públicas brasileira”, diz o requerimento assinado pelo deputado petista.

Zambelli e Delgatti no alvo da PF

A operação desta quarta ocorreu no âmbito de inquérito policial instaurado para apurar a invasão ao sistema do CNJ. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por causa dos indícios de possível envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro.

Os crimes apurados teriam ocorrido entre 4 e 6 de janeiro de 2023, quando foram inseridos no sistema do CNJ — e possivelmente de outros tribunais do Brasil — 11 alvarás de soltura de presos por motivos diversos, além de um mandado de prisão falso contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

A deputada Carla Zambelli (PL) foi alvo de busca e apreensão. Agentes foram até o apartamento funcional e o gabinete da deputada, em Brasília. Policiais federais recolheram passaporte, dois celulares e um HD da parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?