Deputado do PT apresenta pedido para convocar Delgatti na CPI do 8/1
Delgatti foi preso pela Polícia Federal nesta quarta-feira (2/8) acusado de invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado Rogério Correa (PT) apresentou, nesta quarta-feira (2/8), pedido para convocar Walter Delgatti, conhecido como o “hacker da Vaza Jato”, a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.
Delgatti foi preso preventivamente na manhã desta quarta, em São Paulo, pela Polícia Federal. A força-tarefa investiga a invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a inserção de documentos e alvarás de soltura falsos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).
“Nesse sentido, torna-se imprescindível ouvir o senhor Walter Delgatti nesta CPMI, para prestar os devidos esclarecimentos quanto ao seu envolvimento na promoção dos atos criminosos contra a democracia e as instituições públicas brasileira”, diz o requerimento assinado pelo deputado petista.
Zambelli e Delgatti no alvo da PF
A operação desta quarta ocorreu no âmbito de inquérito policial instaurado para apurar a invasão ao sistema do CNJ. O processo tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por causa dos indícios de possível envolvimento de pessoas com prerrogativa de foro.
Os crimes apurados teriam ocorrido entre 4 e 6 de janeiro de 2023, quando foram inseridos no sistema do CNJ — e possivelmente de outros tribunais do Brasil — 11 alvarás de soltura de presos por motivos diversos, além de um mandado de prisão falso contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A deputada Carla Zambelli (PL) foi alvo de busca e apreensão. Agentes foram até o apartamento funcional e o gabinete da deputada, em Brasília. Policiais federais recolheram passaporte, dois celulares e um HD da parlamentar.