metropoles.com

Deputado diz que homem-bomba entrou na Câmara horas antes do ataque

Deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) diz que Francisco Wanderley teria entrado na Câmara antes de se explodir na frente do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida do homem-bomba, autor do atentado a bomba em Brasília, Francisco Wanderley - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do homem-bomba, autor do atentado a bomba em Brasília, Francisco Wanderley - Metrópoles - Foto: Reprodução

O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC), que afirma conhecer há anos o homem-bomba Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, disse nesta quinta-feira (14/11) que o homem que tentou atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) entrou na Câmara horas antes do ataque. Ele morreu após provocar explosões na frente da Corte, na noite de quarta-feira (14/11).

A informação inicial, conforme relatado pelo Metrópoles, era de que a última vez que o homem teria ido as dependências da Casa era em agosto, quando Francisco chegou a ir no gabinete de Goetten, mas o parlamentar não estava.

Agora, Goetten disse que recebeu informações de que o homem-bomba entrou na Câmara na quarta, afirmando que iria no gabinete do parlamentar, mas não chegou a acessar o Anexo III, permanecendo no Anexo IV, onde horas depois, a poucos metros dali, ele explodiria seu próprio carro.

“Esse ano ele esteve em agosto lá [no gabinete], mas eu não estava. Em agosto, eu estava envolvido em eleições municipais em Santa Catarina, não estava nem em Brasília. E essa notícia que ontem (13/11) ele ia lá no nosso gabinete também nos surpreendeu, porque ele não esteve lá. Parece que ele nem esteve no anexo 3, onde fica o meu gabinete”, declarou o deputado ao Metrópoles.

A Câmara tem detectores de metal em todos os seus anexos, sendo obrigatório a passagem por eles antes de acessar qualquer dependência da Casa.

Goetten disse ao Metrópoles que a cidade de Rio do Sul (SC), munícipio de onde era o homem-bomba, está muito abalada.

“Não [conversei com a família], eu conversei só com amigos comuns, mas a família estava muito abalada. A nossa cidade como um todo lá. A cidade é um povo ordeiro e está muito abalada. Está muito abalada com isso”, declarou o parlamentar.

Na noite de quarta-feira (13/11), a Praça dos Três Poderes foi cenário de ataques com explosivos. Por volta das 19h30, um homem se explodiu em frente ao STF. Também houve a explosão de um carro estacionado no Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O carro envolvido na explosão era um Kia Shuma, de cor prata. O proprietário, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, é o homem que morreu em frente ao STF.

Ele foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), onde vivia. Lá, ele era conhecido como Tiü França.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?