Deputado descendente da família imperial lamenta morte de Elizabeth II
Luiz Philippe de Orléans e Bragança é deputado federal e não faz parte do grupo que defende a volta da monarquia ao Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL) se manifestou com pesar pela morte da rainha Elizabeth II, da Inglaterra, nesta quinta-feira (8/9). Descendente de membros da família imperial brasileira, o parlamentar costuma ser chamado de “príncipe” por apoiadores, mas todos os títulos da realeza foram extintos no Brasil em 1889, com a proclamação da República.
“Difícil não gostar da rainha Elizabeth II da Inglaterra. Sua história pessoal e influência marcou positivamente boa parte do século XX”, escreveu o deputado, em postagem feita em suas redes sociais. “Que o Senhor conforte seus familiares e o povo britânico”, completou ele.
Apesar de não dissociar sua atuação política da história de sua família, o deputado Luiz Philippe não é um defensor da volta da monarquia ao Brasil. Quando questionado sobre sua preferência para o regime de governo, costuma dizer que prefere o parlamentarismo. O Brasil, hoje, é presidencialista.
Caso houvesse monarquia no Brasil, o parlamentar teria título de nobreza, mas não estaria na linha de sucessão ao trono. Esse lugar pertenceria a dom Bertrand de Orléans e Bragança, atual chefe da Casa Imperial do Brasil (que é mantida pelos monarquistas, mas não tem sua existência institucional reconhecida pelo Estado brasileiro).
Até a publicação desta reportagem, dom Bertrand não havia se pronunciado sobre a morte da rainha da Inglaterra.
Veja a postagem feita pelo deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança:
Ver essa foto no Instagram