metropoles.com

Deputado de Goiás é investigado por homofobia após post nas redes

Caso do parlamentar será investigado na esfera policial. Deputado teria compartilhado uma fake news de cunho preconceituoso e homofóbico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Alego
goias deputado cairo salim
1 de 1 goias deputado cairo salim - Foto: Divulgação/Alego

Goiânia – O deputado estadual por Goiás, Cairo Salim (PSD), é investigado por homofobia. Segundo informações da Polícia Civil, um inquérito já foi aberto e a apuração do caso se deu após um pedido do Ministério Público de Goiás (MP-GO). O parlamentar foi denunciado após postagens com conteúdos falsos e de cunho preconceituoso contra pessoas gays e trans.

Por meio de nota, a assessoria do deputado informou ao Metrópoles que, até o momento, não foi notificado e recebeu a notícia com surpresa, através da imprensa.

“As postagens veiculadas nas redes sociais do deputado Cairo Salim seguem a Constituição, a liberdade de expressão e as escolhas individuais. Cabe destacar que o deputado representa uma parte significativa da sociedade e deve levantar bandeiras que representem as opiniões desse segmento. O deputado tem um posicionamento firme e claro em temas polêmicos como aborto, ideologia de gênero e atua em defesa dos princípios cristãos”, diz a nota.

O deputado teria compartilhado em suas redes sociais uma notícia sobre a levantadora de peso trans Laurel Hubbard. O conteúdo exposto é de que ela teria sofrido “lesão trágica no testículo”. No entanto, se trata de uma informação falsa.

Em um outra publicação, Salim critica uma notícia sobre o lançamento de bonecos nas cores do arco-íris da Lego, em celebração ao mês do orgulho LGBTQI. “Globalistas tem [sic] usado suas ideologias para afetar crianças”, disse.

De acordo com o MPGO, a investigação se dará pela esfera policial, pois o ato do parlamentar não tem relação com seu cargo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e, portanto, não deveria ser analisado pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Réu

O deputado goiano Amauri Ribeiro (UB) também foi denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), por considerar racista e homofóbica uma postagem das redes sociais do parlamentar. Na publicação em questão, o deputado postou uma foto de uma mão branca apertando o punho de um braço negro, que usa uma roupa de arco-íris, que seria a bandeira LGBTQIA+, com a frase “na minha família não”.

A imagem foi publicada em abril de 2022. O juiz Alexandre Bizzotto, da 3ª Vara Criminal dos Crimes Punidos com Reclusão, aceitou a em janeiro deste ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?