metropoles.com

Deputado Daniel Silveira é solto no RJ após decisão de ministro do STF

Alexandre de Moraes revogou a prisão, mas proibiu Silveira de usar redes sociais e ter contato com investigados de inquérito das fake news

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
daniel-silveira_00090531_0
1 de 1 daniel-silveira_00090531_0 - Foto: null

Rio de Janeiro – O deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) foi solto na manhã desta terça-feira (9/11), depois de ficar nove meses detido em um presídio em Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O alvará de soltura foi determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que revogou a prisão do parlamentar.

Silveira foi preso depois de ameaçar ministros do STF e as instituições do país pelas redes sociais, quando divulgou um vídeo em fevereiro de 2021. No entanto, na decisão pela liberdade do deputado, Moraes afirmou que o parlamentar terá que cumprir duas medidas cautelares.

A primeira delas é que Daniel Silveira não pode fazer qualquer contato ou ter acesso com os demais investigados nos Inquéritos 4.781/DF e 4.874/DF, salvo os parlamentares federais. Um inquérito investiga a disseminação de fake news, enquanto o outro apura atos contra a democracia. Ambas as investigações tramitam no STF.

7 imagens
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes
Daniel Silveira, em treino, antes de ser preso
Alexandre de Moraes, ministro do STF
Daniel Silveira quando era policial
O ministro Alexandre de Moraes, do STF
1 de 7

Ex-presidente Jair Bolsonaro e deputado federal Daniel Silveira

Reprodução/Redes Sociais
2 de 7

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes

Daniel Ferreira/Metrópoles
3 de 7

Daniel Silveira, em treino, antes de ser preso

Reprodução/Twitter
4 de 7

Alexandre de Moraes, ministro do STF

Daniel Ferreira/Metrópoles
5 de 7

Daniel Silveira quando era policial

Reprodução
6 de 7

O ministro Alexandre de Moraes, do STF

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 7

Plenário Câmara dos Deputados decide prisão de Daniel Silveira (PSL-RJ) após o parlamentar ser preso em flagrante por ameaçar ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)

Igo Estrela/Metrópoles

Outra decisão do ministro foi por proibir o deputado de frequentar toda e qualquer rede social, “instrumento utilizado para a prática reiterada das infrações penais imputadas ao réu pelo Ministério Público” – em nome próprio ou ainda por intermédio de sua assessoria de imprensa.

Por fim, o ministro do STF escreveu que “o descumprimento injustificado de quaisquer dessas medidas ensejará, natural e imediatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”.

“Está proibido de frequentar toda e qualquer rede social […] em nome próprio ou ainda por intermédio de sua assessoria de imprensa ou de comunicação e de qualquer outra pessoa, física ou jurídica, que fale ou se expresse e se comunique (mesmo com o uso de símbolos, sinais e fotografias) em seu nome, direta ou indiretamente, de modo a dar a entender esteja falando em seu nome ou com o seu conhecimento, mesmo tácito”.

Prisão em fevereiro

Preso em flagrante em 16 de fevereiro deste ano, o parlamentar chegou a ganhar direito a prisão domiciliar no mês seguinte, mas descumpriu medidas como a manutenção da bateria da tornozeleira eletrônica que foi obrigado a usar.

“No período em que o denunciado esteve em prisão domiciliar, o seu reiterado desprezo pelo STF e pelo Poder Judiciário, de modo geral, não se modificou”, criticou Moraes. “Ao contrário disso, as condutas ilícitas posteriores à prática dos crimes descritos na denúncia revelaram a real existência de perigo gerado pelo seu estado de liberdade, notadamente pela natureza dos crimes ora investigados e as proporções que tomaram”, complementou o ministro.

Nesses nove meses, a defesa do deputado tentou várias vezes sua liberação e até a mãe de Daniel Silveira tentou intervir ao mandar uma carta para Moraes, desculpando-se pelo filho. Até esta segunda, porém, as estratégias não haviam obtido sucesso.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?