Deputado da Comissão de Direitos Humanos cobra punição a Sérgio Camargo
Hélder Salomão também afirmou ao Metrópoles que convocou uma reunião na Câmara para sexta-feira (05/06) na qual tratará sobre o tema
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Hélder Salomão (PT-ES), disse nesta quinta-feira (04/06), em entrevista ao Metrópoles, que convocou uma reunião do colegiado para sexta-feira (05/06), às 10h, para discutir a fala do presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, sobre “escória maldita”, numa referência ao movimento negro. “A declaração do presidente da fundação Palmares deve ser repudiada e, ao mesmo tempo, precisa ser punida”, afirmou Hélder Salomão.
Nessa terça-feira (02/06), foram divulgados áudios em que Camargo disse o movimento negro abriga “vagabundos” e chamou Zumbi de “filho da puta que escravizava pretos”.
Durante os áudios, o presidente da Fundação Palmares também manifestou desprezo pela agenda da “Consciência Negra” e se referiu a uma mãe de santo como “macumbeira”.
O presidente da CDHM relembrou, durante a entrevista, que entidades já entraram com processos na Justiça contra o Sérgio Camargo. “A fala dele é criminosa, contrária à nossa Constituição”, ressaltou Salomão.
Outras pautas
Em meio à onda de protestos antirracistas, que acontece no mundo todo, o presidente da CDHM afirma que durante a reunião também vai discutir medidas de enfrentamento ao racismo e à violência contra a população negra.