Deputado apresenta PL para enfrentar cenário crítico de poluição do ar
Brasília, por exemplo, sofre com uma densa fumaça acompanhada de fuligem desde domingo (15/9), por causa dos incêndios florestais
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), líder da maioria na Câmara dos Deputados, apresentou, nesta terça-feira (18/9), um projeto de lei que institui o Plano para Episódio Crítico de Poluição do Ar. A proposta entregue diante da situação de baixa qualidade do ar em diferentes regiões do país por causa dos incêndios florestais.
O Distrito Federal, por exemplo, sofre com uma fumaça densa acompanhada de cheiro forte e fuligem desde domingo (15/9). A situação crítica na capital federal é causada por conta de um incêndio florestal no Parque Nacional de Brasília.
“Apesar das estatísticas alarmantes, o Brasil ainda adota parâmetros elevados de concentração de poluentes para decretar emergência, o que retarda a tomada de medidas necessárias”, defendeu André Figueiredo.
A capital de Rondônia, Porto Velho, também está há alguns dias com o ar considerado “muito insalubre”, segundo monitoramento internacional da IQAir. A baixa umidade e os incêndios florestais são apontados como a causa da concentração de poluentes e piora da qualidade do ar na região.
Dessa forma, a proposta do líder da maioria visa um novo plano para corrigir o cenário ao estabelecer normas para enfrentar casos críticos de poluição, quando há alta concentração de poluentes atmosféricos, agravadas por condições meteorológicas desfavoráveis.
“Não podemos esperar que as consequências da poluição se agravem antes de agirmos. Este projeto é uma medida preventiva, mas que também responde de forma eficaz aos episódios de crise”, conclui o parlamentar.