metropoles.com

Deputado aciona PGR para impedir Bolsonaro de viajar em avião da FAB

A previsão é que Bolsonaro deixe o país com destino aos Estados Unidos nesta sexta-feira (30/12), a bordo de uma aeronave oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Presidência da República
Bolsonaro desembarca de jatinho da FAB durante campanha e é recebido por militares da Força Aérea - Metrópoles
1 de 1 Bolsonaro desembarca de jatinho da FAB durante campanha e é recebido por militares da Força Aérea - Metrópoles - Foto: Presidência da República

O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) acionou a Procuradoria-Geral da República (PGR) contra a ida do presidente Jair Bolsonaro (PL) para os Estados Unidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O parlamentar alega que a viagem, que seria de cunho pessoal e à bordo de uma aeronave oficial, representa um “flagrante desvio de finalidade e afronta aos princípios norteadores da administração pública”. O pedido é destinado ao procurador-geral da República, Augusto Aras.

Conforme a coluna Igor Gadelha, no Metrópoles, o presidente embarcará antes da posse para garantir o uso do avião da FAB. A previsão é que Bolsonaro deixe o país nesta sexta-feira (30/12).

O atual chefe do Executivo deve passar o Ano Novo na Flórida (EUA) e emendar em um período sabático fora do Brasil.

“Ilegal e imoral”

Na representação, Rui Falcão classificou o uso da aeronave como “ilegal e imoral”. Além disso, lembra que a viagem impossibilita a participação do presidente na cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º/1).

“A viagem, que aconteceria na última semana do mandato de Jair Bolsonaro na Presidência da República, tem evidente caráter ilegal e imoral, já que a utilização da aeronave pertencente à FAB se destinaria a fins de natureza evidentemente particular e personalíssima”, argumenta.

“O abuso de poder e desvio de finalidade na utilização da aeronave da FAB para o deslocamento internacional restam ainda mais evidenciados pelo forte indício de que a viagem representa uma verdadeira fuga pessoal e política aos compromissos republicanos da tradição democrática, como é o caso da simbólica transferência da faixa presidencial.”

Ao final, o deputado pede a adoção de medidas cautales para evitar o uso do avião e a abertura de uma investigação para apurar a conduta do presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?