Deputadas indígenas celebram tema da redação do Enem: “Valorização”
Redação do Enem de 2022 teve como tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
atualizado
Compartilhar notícia
O tema proposto para a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começou a ser aplicada neste domingo (13/11), está sendo celebrado por representantes de povos indígenas e quilombolas.
Os candidatos que realizaram a prova em todo o país tiveram de escrever uma redação cujo tema foi: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Entre os indígenas que comentaram o assunto nas redes estão deputadas federais eleitas neste ano. Célia Xakriabá, eleita pelo PSol-MG para um mandato na Câmara dos Deputados, considerou que a presença do tema na prova deste ano é motivo para comemoração. “É tempo de olhar para a nossa ancestralidade, para a nossa cultura e para nossos povos originários. Que isso entre nas escolas e no imaginário de todos os brasileiros e brasileiras”, escreveu ela. Veja:
O tema da redação do enem hoje é a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil! É tempo de olhar para a nossa ancestralidade, para a nossa cultura e para nossos povos originários. Que isso entre nas escolas e no imaginário de todos os brasileiros e brasileiras.
— Célia Xakriabá (@celiaxakriaba) November 13, 2022
Já a deputada federal eleita Sonia Guajajara (Psol-SP) lembrou dos desafios impostos aos povos originários. “Desde a invasão em 1500 nossos direitos tem sido violados, sobretudo, nos últimos quatro anos onde declaradamente a atual gestão, que já derrotamos nas eleições, executava sua política de extermínio dos povos originários e comunidades tradicionais”, criticou ela, referindo-se à presidência de Jair Bolsonaro (PL) à qual ela se opôs como diretora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
As duas deputadas indígenas eleitas estão no Egito, participando da 27ª Cúpula das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, a COP27.
Primeira mulher indígena eleita deputada federal no Brasil, Joenia Wapichana (Rede-RR), que não foi reeleita, considerou o tema da redação “uma iniciativa justa tanto para a valorização quanto para existência da história e vivência dos povos originários do Brasil”.
Enem continua no próximo domingo
O primeiro dia de provas do Enem 2022 teve questões sobre o Estado Democrático de Direito, em especial, o reconhecimento do resultado das eleições, a participação das mulheres no universo do skate e a valorização da cultura nordestina.
Carnaval, redes sociais, acessibilidade de pessoas com deficiência e obras literárias também permearam os itens da prova de linguagens e ciências humanas deste ano.
O Enem começou às 13h30 e termina às 19h, mas, às 15h30 os alunos puderam deixar o local de prova sem serem eliminados. Contudo, para levar o caderno de questões e conferir o gabarito, os participantes devem aguardar até às 18h30 — 30 minutos antes do encerramento do exame.
O certame é realizado em dois dias de aplicação. São quatro provas objetivas, com 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento. O segundo dia de provas ocorrerá no próximo domingo, 20 de novembro, com aplicação das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.