metropoles.com

Deputada Sílvia Waiãpi é alvo de ação no STF por apoio a atos terroristas

Randolfe Rodrigues pediu ao STF que inclua a indígena bolsonarista Sílvia Waiãpi em inquéritos que tramitam na Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
Silvia Waiãpi (PL), deputada federal eleita no Amapá
1 de 1 Silvia Waiãpi (PL), deputada federal eleita no Amapá - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a deputada Sílvia Nobre Lopes (PL-AP), mais conhecida por Sílvia Waiãpi, seja investigada no âmbito dos inquéritos das milícias digitais e dos atos antidemocráticos.

A parlamentar postou diversos vídeos nas redes sociais estimulando os atos terroristas que ocorreram em Brasília, neste domingo (8/1). Durante as ações, vândalos depredaram os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

A deputada comemorou em vídeo a “tomada do poder” no momento em que terroristas invadiram as sedes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Depois, apagou os posts. A alegação na ação de Randolfe é que as postagens foram deletadas após ameaça do deputado Dorinaldo Malafaia de que pediria a cassação do mandato de Sílvia Waiãpi pelo apoio aos vândalos.

Assim, o senador pede que ela esteja entre os investigados nos inquéritos “para a integral apuração de suas responsabilidades quanto aos atos de terrorismo vistos em Brasília em 8 de janeiro de 2023, bem como a suspensão das referidas contas em redes sociais que têm sido utilizadas como veículo de informações falsas e de mobilizações golpistas, além da concessão de medida cautelar de suspensão do ato de posse como Deputada Federal, previsto para o dia 1º de fevereiro de 2023, em face da total incompatibilidade entre a sua conduta notadamente antidemocrática e o exercício de mandato eletivo”.

2 imagens
Deputada Silvia Nobre Waiãpi reúne 140 mil seguidores no Instagram
1 de 2

Vídeo publicado pela deputada do PL no Instagram

Reprodução
2 de 2

Deputada Silvia Nobre Waiãpi reúne 140 mil seguidores no Instagram

Reprodução

Primeira indígena a se tornar oficial do Exército, Sílvia Nobre Waiãpi, foi eleita deputada federal pelo Amapá, com 5.435 votos. Na contramão da maioria das etnias nativas, a tenente é defensora ferrenha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e foi uma das quatro mulheres que integraram o governo de transição, em 2018.

Conservadora, Sílvia nasceu em um rincão do Amapá e ostenta uma história de superação. Passou fome, foi mãe na adolescência e partiu para o Rio de Janeiro em busca de oportunidades. Viveu de empregos temporários, entre eles pontas em telenovelas, até conseguir entrar para o serviço público, em 2011.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?