Deputada pede moção de pesar pela morte de brigadista combatendo fogo
Brigadista do Ibama Uellinton Lopes dos Santos, de 39 anos, morreu enquanto durante combatia a incêndios florestais no Xingu
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada federal Rogéria Santos (Republicanos-BA) apresentou, nesta terça-feira (27/8), um requerimento de voto de pesar ao falecimento de Uellinton Lopes dos Santos, brigadista de 39 anos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que combatia incêndios florestais na terra indígena Capoto/Jarina, em São José do Xingu, no Mato Grosso.
Uellinton fazia parte do quadro de brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Ibama. Ele foi encontrado sem vida na manhã de segunda-feira (26/8) perto de uma linha de defesa contra o fogo.
“Reconheço a magnitude da perda do brigadista Uellinton, que no exercício da sua atividade profissional, colocou sua vida em risco para salvar a vida de terceiros quando combatia incêndios na Amazônia”, destacou a deputada Rogéria Santos.
A proposta aguarda encaminhamento da mesa diretora da Câmara dos Deputados.
O Brasil registrou de 1º de janeiro a 26 de agosto 109.943 focos de calor, uma alta de 78% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Mato Grosso, onde Uellinton foi encontrado morto, é o estado com o maior número de focos de calor do país, foram detectados 21.694 pontos em 2024.