metropoles.com

Deputada do PSol propõe reforma em comissão mista que fiscaliza a Abin

Alexandre de Moraes retirou o sigilo do áudio em que mostra o uso da Abin para espionagem de desafetos de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto colorida da deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida da deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) - Metrópoles - Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSol-RS) apresentou, na segunda-feira (15/7), um projeto de resolução que propõe a reforma da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), responsável por fiscalizar a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A parlamentar busca apoio de deputados e senadores depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou o sigilo de um áudio que mostra reunião em que o hoje deputado Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin, falou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre estratégias para blindar o senador Flávio Bolsonaro de uma investigação.

Na conversa gravada em 2020, Ramagem (PL-RJ) conversa com o ex-presidente Bolsonaro e com o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno.

O áudio está no relatório da investigação chamada Abin paralela, divulgado na última semana. Segundo a Polícia Federal (PF), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), seria um dos alvos da espionagem irregular.

“O escândalo da ‘Abin Paralela’ evidenciou a necessidade de que a Agência seja fiscalizada de forma rigorosa. O órgão responsável por isso é a CCAI, no entanto, entendemos que hoje a Comissão não possui as ferramentas necessárias para ser atuante e efetiva. Não é admissível que inúmeras autoridades e jornalistas, entre eles o próprio presidente da Câmara, não estejam seguros para realizar seus trabalhos porque a estrutura do estado foi utilizada de forma ilegal para espioná-los”, argumenta Fernanda Melchionna.

A deputada propõe a criação da Autoridade Nacional de Controle das Atividades de Inteligência (Ancai), que seria um órgão auxiliar dentro da CCAI. Essa instituição seria técnica e consultiva, e funcionaria como uma espécie de Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da CCAI.

Além disso, a deputada deseja aprimorar o acesso à informação da comissão mista, em especial a respeito de softwares e sistemas operacionais utilizados. Fernanda Melchionna também propõe a criação do Sistema Nacional de Controle das Atividades de Inteligência (SisCAI), para integrar ações de controle entre União, estados e municípios.

A proposta, que conta com a coautoria da deputada Sâmia Bomfim (PSol-SP), precisa da assinatura de 80 deputados e 20 senadores para tramitar.

Atualmente, a CCAI é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e conta com o deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) na vice-presidência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?