Deputada denuncia Mamãe Falei ao Conselho de Ética após áudios
A deputada estadual Isa Penna (PSol) apresentou representação contra pré-candidato do Podemos ao governo de SP por causa de falas sexistas
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada estadual Isa Penna (PSol-SP) anunciou que denunciará o deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como “Mamãe, Falei”, ao Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A parlamentar levará áudios enviados por do Val a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) com uma série de comentários sexistas sobre refugiadas ucranianas.
Nas mensagens, o deputado, que estava na Ucrânia, afirma que as refugiadas que ele encontrou na fronteira “são fáceis porque são pobres”. Ele diz também que a fila das baladas brasileiras “não chega aos pés da fila de refugiados aqui”.
“É TODO DIA, – absolutamente todos os dias -, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no parlamento? Estou agora entrando com uma representação jurídica contra o Arthur com as advogadas Isabela Del Monde, Maira Recchia, Gabriela Araújo e Priscila Pamela dos Santos”, afirmou Ana Penna em seu Twitter.
Veja:
É TODO DIA, – absolutamente todos os dias -, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no parlamento? Me mandaram os áudios do Mamãe Falei e ele pediu a minha opinião sobre o que foi falado. + pic.twitter.com/TW3Vq05f4X
— Deputada Isa Penna (@isapenna) March 4, 2022
Na representação, a deputada e as advogadas alegam quebra de decoro parlamentar e pedem a perda do mandato do deputado estadual.
“Há na conduta do Deputado inquestionável ofensa à dignidade não somente de mulheres ucranianas em situação de guerra, mas também de todas as mulheres do planeta, sendo ainda mais grave se levarmos em consideração as mulheres pobres. Segundo as supostas falas do representando, as ucranianas “são fáceis porque são pobres”, logo, conclui-se que em seu pensamento abominável todas as mulheres pobres consequentemente são mais fáceis, reforçando ainda mais a misoginia, machismo, sexismo e preconceito de classe que existe não só no Brasil, mas no mundo”, dizem no documento.
Veja representação:
Representação by Metropoles on Scribd
O que Arthur do Val disse
Nos áudios, o “Mamãe, falei” diz: “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, diz o deputado, que é pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano e conta com apoio do ex-juiz Sergio Moro.