metropoles.com

Deputada aciona MPF por incêndios criminosos em área indígena

Incêndio florestal consumiu parte da comunidade indígena de Brumadinho, em Minas Gerais, nesta semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais
Foto colorida de incêndio florestal em Minas Gerais - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de incêndio florestal em Minas Gerais - Metrópoles - Foto: Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais

A deputada federal Célia Xakriabá (PSol-MG) encaminhou um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em que solicita ações emergenciais diante do aumento de focos de incêndio no estado. A região está com uma baixa umidade, segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que facilita a propagação do fogo.

A parlamentar destacou que áreas de preservação foram afetadas pelos incêndios florestais, como é o caso dos parques Nacional da Serra do Cipó e o Estadual Serra do Brigadeiro. Além disso, uma parte da retomada Xucuru Kariri, em Brumadinho, foi atingida pelo fogo.

“Há indícios de que o incêndio na área indígena tenha sido criminoso, o que eleva ainda mais a gravidade da situação. Além do risco à vida, as queimadas causam a destruição do bioma e impactam diretamente o meio de subsistência das comunidades indígenas”, ressalta a parlamentar.

Minas Gerais registrou de 1º de janeiro a 26 de agosto 4.875 focos de calor, uma alta de 77% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Solicitamos a instauração de procedimento para monitorar a fiscalização e as medidas de prevenção e combate aos incêndios no Estado, a implementação de planos de recuperação das áreas atingidas, bem como para o apoio das comunidades locais prejudicadas”, diz trecho do documento entregue pela deputada.

Minas Gerais está sob alerta laranja para baixa umidade, variando entre 12% e 20%, com risco de incêndios florestais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?