Deportados dos EUA, 30 brasileiros chegam algemados a Belo Horizonte
Inicialmente, o Itamaraty havia comunicado que o voo trazia 106 passageiros. Essa é a primeira ação do tipo em 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), nessa sexta-feira (21/5), 30 brasileiros deportados dos Estados Unidos. Todos chegaram algemados.
Essa é a primeira deportação do governo do presidente americano Joe Biden. Os brasileiros viajaram algemados por determinação do governo americano.
Inicialmente, o Itamaraty havia anunciado que o voo trazia 106 passageiros. O órgão, porém, corrigiu a informação: o avião transportou 30 pessoas.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) pontuou que os cidadãos que retornaram ao país nesse voo se encontravam detidos, com ordem definitiva de deportação, portanto, sem perspectiva de recuperar a liberdade em território norte-americano.
“A realização do voo tem como objetivo primário reduzir, para esses cidadãos, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos, em particular no atual contexto da pandemia da Covid-19”, destaca o comunicado da pasta federal.
O Itamaraty ressaltou também que o processo foi acompanhado pelo órgão, para que a segurança e o bem-estar dos brasileiros fossem garantidos.
Mudança com Bolsonaro
O desembarque de pessoas que tentaram entrar ilegalmente nos EUA não era aceito pelo Brasil desde 2006. A mudança voltou a ser adotada pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em outubro de 2019.
Desde então, foram 22 voos realizados, somando 1.195 imigrantes brasileiros deportados, sem documentos. Com mais esse avião, o total sobe para 1.225.