Depois de baixar, nível do Guaíba sobe com chuva no RS
Nível do Guaíba chegou a 5,35m no domingo (5/5), baixou bastante na quarta-feira (8/5), mas voltou a subir nesta quinta (9/5)
atualizado
Compartilhar notícia
O nível do Guaíba voltou a subir depois de um dia de quedas. O transbordo do curso d’água foi responsável pela inundação de Porto Alegre. No domingo, chegou a 5,35m, o maior da história.
Na quarta-feira (8/5), o rio começou com 5,28m e chegou a baixar para 5 metros. Porém, com as chuvas durante a noite e a madrugada, voltou a 5,04m, de acordo com medição da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), no Cais Mauá, às 6h15min desta quinta-feira (9/5).
A tendência era de que o nível continuasse a baixar um centímetro por hora. Mas a insistências das precipitações impedem que o rio volte a ficar abaixo da cota de inundação, que é de 3 metros.
Tempo influencia no Guaíba
Já no fim da tarde de quarta, o norte do Rio Grande do Sul teve temporais acompanhados de rajadas de vento. Do centro para o sul do estado, o tempo ficou frio e seco, com a entrada de um sistema de alta pressão atmosférica.
Nesta quinta, o Inmet prevê tempo frio e seco no sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas variando de 4°C a 8°C nas áreas mais frias.
“Nas demais regiões do estado gaúcho, haverá maior nebulosidade e um pouco de frio na madrugada. A temperaturas mínimas podem variar de 10°C a 15°C na metade norte do estado. Pela manhã, a capital, Porto Alegre, pode registrar 13°C”, aponta o órgão.
E na sexta-feira (10/5), mais chuva. Aliás, em todo o fim de semana, as tempestades serão vistas com maior intensidade será entre o centro-norte e leste gaúcho, incluindo o litoral norte do estado e o sul de Santa Catarina.
Os volumes de chuva podem passar dos 100 milímetros (mm).