Depois de 4 dias, Bolsonaro cumprimenta Boric por eleição no Chile
Votos de êxito para o novo presidente e solidez dos laços de amizade e cooperação entre Brasil e Chile foram mencionados no comunicado
atualizado
Compartilhar notícia
Em nota oficial publicada no portal do governo federal, após quatro dias da eleição que decretou a vitória de Gabriel Boric no Chile, Bolsonaro saudou o novo presidente do país.
“O governo brasileiro cumprimenta o senhor Gabriel Boric Font por sua eleição à presidência da República do Chile e faz votos de êxito no desempenho de seu mandato”, diz o comunicado.
“Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito”, conclui a breve nota.
Presidente eleito
Gabriel Boric, com apenas 35 anos, foi eleito como o presidente mais jovem da história do Chile. Em 2011, ele participou de manifestações e fez parte da liderança de movimentos estudantis.
Integrante da aliança Apruebo Dignidad (Aprovo a dignidade), o novo presidente do Chile será empossado em março de 2022, após derrotar, nas eleições, José Antonio Kast. O candidato de extrema direita perdeu o pleito após o concorrente obter 55,87% dos votos no último domingo (19/12).
Manifestação de Eduardo Bolsonaro
Em seu perfil no Twitter, o deputado federal pelo estado de São Paulo Eduardo Bolsonaro (PSL) publicou uma foto em que comparava a reação da imprensa com o apoio de Lula (PT) a Boric com o seu apoio ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Quando vesti o boné do então presidente dos EUA fui criticado pela mídia, mesmo não sendo candidato a nenhum cargo do executivo.
Por que o mesmo critério não se aplica a Lula, que faz campanha aberta para seus companheiros de Foro de SP e até usa boné de candidatos comunistas? pic.twitter.com/xdFBraHj3m
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) December 21, 2021