metropoles.com

Depen recomenda vacinação prioritária de policiais penais e presos

Ministério da Saúde optou pela exclusão da massa carcerária dos grupos prioritários que receberão o imunizante contra a Covid-19 primeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Realidade da superlotação em penitenciarias aumenta risco de infecção por Covid-19
1 de 1 Realidade da superlotação em penitenciarias aumenta risco de infecção por Covid-19 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Em resolução publicada nesta terça-feira (9/2) no Diário Oficial da União, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) recomenda aos estados a vacinação contra a Covid-19 dos policiais penais e das pessoas privadas de liberdade “evitando qualquer espécie de postergação de prazo ou fase” .

O Plano Nacional de Imunização lançado incialmente pelo governo federal priorizava, além de pacientes de grupo de risco e integrantes da faixa de maior letalidade da infecção, públicos em situação de vulnerabilidade, como populações carcerárias.

Em um cenário de desabastecimento de doses, a inclusão de presos nas fases iniciais de vacinação para combater a Covid-19 no país não teve repercussão positiva. Após idas e vindas, o Ministério da Saúde optou pela exclusão da massa carcerária dos grupos prioritários que receberão o imunizante neste primeiro momento.

No entanto, a pasta manteve a imunização entre os agentes penitenciários, e a previsão é de que os servidores sejam vacinados na 4ª fase da campanha.

O Depen também recomenda que o Ministério da Saúde e as Secretarias estaduais de Saúde incluam no rol das pessoas a integrar o grupo prioritário de vacinação todos os demais profissionais que atuem nas unidades de custódia de pessoas privadas de liberdade, tais como estagiários, terceirizados e  policiais militares, dado o risco inerente às atribuições.

Leia a íntegra da resolução:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?