metropoles.com

Deolane foi para prisão domiciliar por ser famosa? Entenda decisão

Metrópoles conversou com especialistas para entender por que Deolane teve direito à prisão domiciliar enquanto a mãe segue presa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Foto colorida de Deolane Bezera - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Deolane Bezera - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Deolane Bezerra, influenciadora e advogada presa por suspeita de lavagem de dinheiro e envolvimento em jogos ilegais, foi liberada após 6 dias na Colônia Penal Feminina do Recife, nessa segunda-feira (9/9). A influenciadora irá cumprir a prisão em casa. A mãe de Deolane, que também foi presa na última quarta-feira (4/9), por sua vez, permanece na penitenciária.

A decisão da Justiça levantou alguns questionamentos sobre os motivos por trás da conversão da prisão preventiva em domiciliar.

A advogada especialista em ciências criminais Fernanda Carla Vidal Pereira explica que a prisão domiciliar é concedida quando há a presença de alguns requisitos previstos na legislação, como idade avançada, ser portador de doença grave, estar em uma gestação de alto risco e, também, se o preso é imprescindível aos cuidados de pessoa menor de idade ou com deficiência, como previsto no inciso V do art. 318 do Código de Processo Penal.

Dessa forma, Deolane foi beneficiada por ter um dois filhos, um menino, com 12 anos incompletos, e uma menina de 7 anos. Ela foi para casa com uma tornozeleira.

4 imagens
Deolane volta para a prisão
Deolane Bezerra na prisão
1 de 4

Deolane Bezerra deixa a prisão

Reprodução
2 de 4

Genival Paparazzi / AgNews
3 de 4

Deolane volta para a prisão

Genival Paparazzi / AgNews
4 de 4

Deolane Bezerra na prisão

Reprodução

Apesar disso, a advogada criminalista afirma que a concessão de prisão domiciliar não interrompe o curso do processo. “A influenciadora pode responder por integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas dos crimes variam entre reclusão, de três a oito anos para associação criminosa, e três a dez anos para lavagem de dinheiro, e multa.”

Para a especialista em ciências criminais Tamara Souza, é normal que o fato de alguém ser uma figura pública gere “percepções equivocadas”.

“No caso de Deolane, a concessão da prisão domiciliar foi fundamentada por critérios legais, como o fato de possuir curso superior, o qual, conforme a Lei de Execuções Penais, permite o cumprimento da pena em estabelecimento adequado e, também, por ser mãe. Esses são direitos assegurados a qualquer cidadão, não apenas a pessoas famosas”, reiterou a advogada.

O que acontece agora?

Deolane ainda é investigada por lavagem de dinheiro e envolvimento em jogos ilegais. O processo continua, com a coleta de depoimentos, perícias e outras provas que possam confirmar ou refutar as acusações.

Segundo Tamara Souza, a prisão domiciliar assegura que ela cumpra determinadas restrições enquanto o processo segue, como monitoramento e limitações de deslocamento.

“Após a concessão da prisão domiciliar, o processo entra na fase de instrução, onde a defesa e a acusação apresentarão suas provas. Essa fase é crucial para definir a materialidade e autoria do crime. Testemunhas serão ouvidas, perícias serão analisadas e, ao final, o juiz dará sua sentença. Caso haja condenação, há a possibilidade de apelação, o que significa que a sentença ainda poderá ser revista por instâncias superiores”, explicou Tamara.

E a mãe da Deolane?

Estela Mares Vaz, advogada especialista em direito criminal, explica que a mãe de Deolane, Solange Bezzera, de 56 anos, não se encaixa em nenhuma das condições previstas para prisão domiciliar.

“Nesse sentido, destaca-se que a ausência das condições elencadas pelo mencionado artigo [inciso V do art. 318 do Código de Processo Penal] foi a razão pela qual a concessão de habeas corpus não foi estendida para Solange, mãe de Deolane.”

Outra razão, argumenta Tamara Souza, é que o juiz pode ter avaliado que o papel de Solange no crime foi mais relevante.

“Decisões como essas são baseadas em uma análise individualizada e não necessariamente indicam um tratamento desigual”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?