Dentista do SUS ganha galo de paciente grato por atendimento: “Auge”
Ana Paola Nascimento Fedeszen, de Águia Branca (ES), foi surpreendida pelo ato do paciente Adeucimar Leopoldino, na quinta-feira (17/10)
atualizado
Compartilhar notícia
A dentista Ana Paola Nascimento Fedeszen, de Águia Branca (ES), foi surpreendida pela forma com que um paciente decidiu agradecê-la pelo atendimento prestado no Sistema Único de Saúde (SUS). O homem chegou ao consultório dela, na quinta-feira (17/10), com um galo vivo dentro de um saco branco para presenteá-la.
Depois de buscar tratamento em outros postos de saúde e não obter respostas, Adeucimar Leopoldino, de 56 anos, foi, finalmente, atendido após procurar o local onde Ana Paola trabalha. Grato pelo atendimento prestado, ele decidiu demonstrar a gratidão, pegando um dos galos da criação que possui em casa.
“Me senti a melhor pessoa do mundo. O sentimento de poder ajudar alguém é bom demais. O que eu tirei desse acontecimento é que, por mais simples que as pessoas sejam, elas merecem atenção, mesmo que seja o básico, que é fazer o que eu recebo para fazer. Muitas vezes, as pessoas só querem atenção e o gesto dele é uma motivação para continuar o que eu faço”, diz Ana Paola.
A dentista conta que o tratamento de Adeucimar começou há cerca de um mês e já teve quatro sessões. Segundo ela, é caso de prótese e deve durar, ainda, em torno de um mês e meio até que ele esteja com os dentes novos. “Ele ficou sem graça de tirar as fotos comigo, mas prometi que até o Natal ele estará com a prótese na boca e faremos uma foto nova, de sorriso aberto”, relata.
Enquete para escolher o nome do galo
Na quinta-feira, Adeucimar chegou ao posto de saúde segurando o saco branco, com o galo dentro, e, apesar de não ser o primeiro da fila de atendimento, ele entrou direto no consultório de Ana Paola para entregar o presente. Segundo ela, o saco com o galo ficou no canto da parede, enquanto ela atendia os demais pacientes.
Na vez de Adeucimar, o galo começou a se mexer sem parar e eles o retiraram do saco para registrar o momento. “Ele ficou meio sem graça, achou que eu ia fugir, mas também sou do interior, não tenho frescura. Peguei aquele frango e ele ficou todo envergonhado. Esse ato, para mim, teve um valor transformador. Às vezes, chegamos desmotivados para trabalhar e aí nos deparamos com um gesto lindo desse”, diz ela.
Ana Paola abriu uma enquete nas redes sociais para escolher um nome para o animal. Entre as sugestões dos seguidores, estão nomes, como: Sorriso, Gino, Juvenal, Dentinho, Rambo e Gengivaldo. Esse último, segundo ela, deve ser o escolhido. “Estou achando que esse galo tem cara de Gengivaldo”, brinca ela.
Adeucimar chegou a sugerir que a dentista matasse o galo e fizesse uma sopa, mas ela disse que não terá coragem. “Presentes de pacientes são comuns, mas algo vivo assim foi a primeira vez. Ganhamos queijos, leite, sacolas de manga, mas o galo vivo foi o auge da gratidão. Ele ficou muito feliz. Deve ter escolhido o melhor galo da criação”, diz ela. O animal foi solto por Ana Paola em um sítio da família.