metropoles.com

Maioria dos estados registra tendência de queda de casos de dengue

Ao todo 22 estados e o Distrito Federal apresentam tendência de queda nos casos de dengue. Apenas o Mato Grosso apresenta alta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde apresenta mudanças no cenário da dengue no Brasil - metrópoles
1 de 1 Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde apresenta mudanças no cenário da dengue no Brasil - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A secretária de Vigilância e Saúde do Ministério da Saúde (MS), Ethel Maciel, afirmou em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (7/4), que “22 estados brasileiros estão com tendência de queda nos casos de dengue e 4 permanecem estáveis. Nesse momento, no Brasil, apenas Mato Grosso tem tendência de aumento”.

A secretária ainda destacou que um estado e diversos municípios começaram a revogar decretos de emergência no âmbito da saúde pública, como o Acre; a cidade do Rio de Janeiro; e Bariri e Boraceia, em São Paulo.

Ethel Maciel ressaltou que é necessário “chamar atenção que, mesmo que tenhamos passado da fase de explosão no número dos casos, continuamos com muitos casos confirmados. Ainda é um quadro de preocupação” e que “a concentração no números de casos permanece nas pessoas acima de 60 anos, que também são as que mais sofrem riscos de óbito”.

Na primeira semana de maio os números de aplicação da vacina contra a dengue fornecidos pelo Ministério é pequeno: ao todo, foram 9.901 doses. Diante dessa disparidade, a secretária explicou que isso não significa que a população não está se vacinando, mas, sim, que os municípios não estão fornecendo dados atualizados.

“Nós estamos no dia 7, então é possível que a gente não tenha informação dos municípios que têm uma demora na subida dos dados, pois muitos usam rede própria. E aí, para enviar para a nossa Rede Nacional de Dados e Saúde, RNDES, tem uma demora”, disse Maciel.

“Eu sempre friso isso e, se você comparar lá no município, talvez tenha um número diferente. Aqui no Ministério a gente consolida todos os dados dos municípios que entram nessa rede, e a gente faz essa consolidação. Então sempre tem uma diferença e a gente sempre tem aí uma demora. Não é porque as pessoas não estão querendo ser vacinadas, a vacinação tá acontecendo, tá acontecendo normalmente”, completou.

Na coletiva, ainda foi destacado que o Ministério da Saúde está “monitorando a febre do oropuche, uma arbovirose que passou a fazer parte da nossa vigilância, pois está saindo da região norte”. A febre é uma arbovirose que tem sintomas parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia e também é transmitida por mosquitos.

Atualmente, o Brasil apresenta 4,5 milhões de casos de dengue, 2.336 óbitos confirmados da doença e 2.439 mortes em investigação.

Os municípios tem até 60 dias, após a ocorrência do óbito, para enviar os dados ao MS.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?