Dengue: governo institui centro para coordenar ações contra doença
Nas primeiras semanas de 2024, país registrou 217.841 casos prováveis de dengue. Publicação do Centro de Operações de Emergência saiu no DOU
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal publicou, na sexta-feira (2/2), uma portaria que institui o Centro de Operações de Emergências (COE) de Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A criação do COE havia sido anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, na quinta-feira (1º/2). O objetivo do centro é fazer com que o governo atue com maior agilidade na organização do sistema de saúde e das ações de vigilância sanitária, em coordenação com estados e municípios.
O centro terá membros de diversas secretarias do Ministério da Saúde e de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e dos Conselhos Nacionais de Secretários (Conass) e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Casos crescentes de dengue
Um balanço sobre o cenário da doença no país, divulgado na terça-feira (30/1) pelo Ministério da Saúde, mostra que nas primeiras semanas de 2024 o país registrou 217.841 casos prováveis. Até o momento, 15 mortes foram confirmadas e 149 estão sob investigação.
A primeira remessa com cerca de 757 mil doses da vacina chegou ao Brasil em 20 de janeiro. Outra remessa, com 568 mil doses, tem entrega prevista para este mês. Além do primeiro lote de 1,3 milhão de imunizantes, a pasta comprou 5,2 milhões de doses para 2024.