Dengue: 10 estados têm vacinas que vencerão em 30 de abril, diz Nísia
Ministra da Saúde, Nísia Trindade autorizou que cidades com grandes estoques de vacina recebam doses do imunizante contra a dengue
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou nesta quinta-feira (18/4) que, em 11 unidades da Federação, há estoque de doses da vacina contra a dengue que vão vencer em 30 de abril. A pasta, depois, atualizou o número para 10 UFs.
Estas são as unidades federativas: Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo. Minas Gerais seria um dos estados, mas, em contato com o Metrópoles, a Secretaria de Saúde local disse que planeja alterar o esquema vacinal, já que os imunizantes vão vencer apenas em 30 de junho.
Não há um quantitativo por municípios, tendo em vista que a distribuição das vacinas é feita pelo Ministério da Saúde.
“Nossa política é não permitir o desperdício”, destacou Nísia. A ministra incentivou as famílias a levarem, especialmente, crianças e adolescentes para tomar a vacina.
Crianças e adolescentes
Mais cedo, a pasta autorizou municípios que tenham grandes estoques de vacinas da dengue, com vencimento até 30 de abril, a ampliar a faixa etária da imunização. Agora, serão contempladas crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.
Caso haja doses suficientes, a administração local poderá incluir na campanha o público de 4 a 59 anos. As secretarias de Saúde do Distrito Federal, da Bahia e de Goiás já divulgaram a mudança de quem será imunizado.
No DF, por exemplo, serão priorizadas crianças e adolescentes dos 6 aos 16 anos, enquanto Goiás e Bahia vão vacinar cidadãos de até 59 anos.