metropoles.com

Deltan diz que processos contra Lula têm “reais chances de prescrição”

Para o ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, é preciso “abrir os olhos para os amplos retrocessos no combate à corrupção”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Deltan Dallagnol
1 de 1 Deltan Dallagnol - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O procurador e ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, usou as redes sociais, nesta segunda-feira (8/3), para comentar a decisão do ministro Edson Fachin, que anulou condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da força-tarefa. Para Deltan, é preciso “abrir os olhos para os amplos retrocessos no combate à corrupção”.

Deltan começou avaliando a decisão de Fachin. Segundo ele, o ministro “sempre teve uma atuação correta e firme”, inclusive na Operação Lava Jato, mas aplicou o entendimento firmado pela 2ª Turma da Corte. “Esse é mais um caso derrubado num sistema de justiça que rediscute e redecide o mesmo dezenas de vezes e favorece a anulação dos processos criminais”, criticou.

O procurador afirmou que os processos envolvendo o ex-presidente serão retomados em breve em Brasília, mas com “reais chances de prescrição”.

“Várias questões serão rediscutidas nos tribunais. Nada disso, contudo, apaga a consistência dos fatos e provas, sobre os quais caberá ao Judiciário a última palavra”, escreveu.

Deltan afirmou que a população precisa decidir se quer ser “o país da impunidade e da corrupção, que corre o risco de retroceder 20 anos no combate a esse mal”, ou um nação “democrática em que impere a lei”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?