Deltan Dallagnol é xingado nas redes sociais após cair de bicicleta
Os xingamentos foram compartilhados pelo próprio ex-deputado Deltan Dallagnol: “Caí de bicicleta e essa foi a reação da esquerda”
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-deputado Deltan Dallagnol virou alvo de xingamentos nas redes sociais, após compartilhar cliques em que aparece com o rosto machucado. “Levou as porradas que merecia?”, “Eu espero que tenham arrebentado a sua fuça”, foram algumas das falas destinadas a ele e compartilhadas pelo próprio.
Na publicação, ele publicou uma foto com o rosto machucado e uma provocação: “Caí de bicicleta e essa foi a reação da esquerda”.
Queda de bicicleta de Dallagnol
Na última quarta-feira (13/9), o ex-deputado publicou uma foto com o rosto machucado e perguntou aos seguidores: “O que você acha que aconteceu comigo hoje?”. Na sequência, ele gravou um vídeo para contar como se feriu.
Segundo Deltan, ele saiu de bicicleta para levar a filha na escola. “Coloquei ela na cadeirinha da bicicleta, saí pedalando e tive uma queda na bicicleta”, contou ele.
De acordo com o ex-deputado, a filha foi protegida e não teve um arranhão. “Eu acabei sendo o airbag dela e, protegendo ela, fui de cara no chão, esfreguei minha cara no chão”, relatou.
Reações
Além de dizer que “essa foi a reação da esquerda”, ele escreveu: “Esses são alguns dos inúmeros exemplos de respostas violentas que aconteceram. Isso prova como o outro lado, muitas vezes, finge ter valores que não possui. Esses são os autoritários, violentos e antidemocráticos”.
Entre os comentários e perguntas enviados a ele, há xingamentos violentos, como “canalha” e “arrombado”, mensagens de que “machucou pouco” e até menções ao ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (que, na sugestão do usuário, teria dado um soco no ex-deputado) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma usuária afirmou: “Lula presidente e você sem mandato”. Deltan é abertamente desafeto do presidente e participou de sua condenação no âmbito da Lava Jato.
Na publicação, Deltan exibiu oito comentários – um deles repetido três vezes por uma mesma internauta. Ao todo, Deltan compartilhou mensagens de seis pessoas a quem atribui “reação da esquerda”.
Cassação
No vídeo em que explica a queda, Deltan começou com a frase: “Pessoal, hoje eu tô um pouco avariado”. Contudo, esse foi apenas o primeiro golpe que o ex-deputado levou no mesmo dia. Também na quarta-feira (13/9), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou maioria para rejeitar um recurso dele que pedia anulação da cassação de seu mandato.
O ex-procurador da Lava Jato teve o mandato cassado em maio, com base na Lei da Ficha Limpa. O próprio TSE, à época, concluiu que Deltan havia concorrido a vaga irregularmente, por pedir exoneração da Procuradoria em 2021 de forma “capciosa”, nas palavras do relator Benedito Gonçalves.
A lei proíbe candidaturas de magistrados e membros do Ministério Público que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processos administrativos disciplinares (PADs). Na época das eleições, Deltan respondia a reclamações administrativas e sindicâncias.
A decisão de quarta-feira – o dia da queda – apenas confirmou essa posição e negou o recurso do ex-deputado.