metropoles.com

Deltan Dallagnol aciona órgão de combate à desinformação contra Lula

Ex-procurador da Lava Jato criticou fala de Lula sobre plano de execução contra Moro. “Acho que é mais uma armação”, disse o presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Ex-procurador Deltan Dallagnol
1 de 1 Ex-procurador Deltan Dallagnol - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) acionou, nesta quinta-feira (23/3), a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suposta “disseminação de fake news” sobre o senador Sergio Moro (União-PR).

Nesta quinta, Lula afirmou que o plano da facção Primeiro Comando da Capital (PCC) para sequestrar e matar Sergio Moro é “mais uma armação” do senador e ex-juiz da Lava Jato.

Questionado se estava acompanhando os desdobramentos da investigação realizada pela Polícia Federal sobre o caso, Lula disparou: “Eu não vou falar, porque acho que é mais uma armação do Moro. Eu quero ser cauteloso”, disse.

Veja:

Após a declaração de Lula, Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, afirmou que a fala do presidente “aumentou a preocupação sobre a disseminação de informações falsas e a necessidade de investigação”.

“A fala de Lula enfraquece a credibilidade das instituições e da resposta do estado contra o atentado, ampliando o risco à vida de Moro, de Lincoln e de suas famílias, que foram ameaçadas pelo crime organizado”, afirmou o deputado.

A Procuradoria de Defesa da Democracia é um órgão ligado à Advocacia-Geral da União, criado em janeiro deste ano para combater a desinformação.

Lula x Moro

Sergio Moro subiu o tom contra o presidente Lula na tarde desta quinta. O ex-juiz cobrou explicações do presidente após declarações sobre a operação da Polícia Federal para desbaratar planos para assassinar o senador.

“Senhor presidente Lula, o senhor que dá risada da ameaça a um senador e a sua família pelo crime organizado, eu lhe pergunto, o senhor não tem decência?”, questionou no Twitter.

Em entrevista à CNN Brasil, Moro ainda disse que Lula deu risada e mentiu aos brasileiros. “Não posso admitir que o presidente da República, o maior magistrado do país, trate um assunto dessa severidade e dessa gravidade dando risada e mentindo à população brasileira, sugerindo que poderia ser de alguma forma uma armação feita da minha parte”, disparou Moro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?