metropoles.com

Delegados federais reagem contra Eduardo Bolsonaro e Marcos do Val

Eles têm sido alvos de ataques dos dois políticos e já foram chamados de “cachorrinhos de Moraes”, em uma referência ao ministro do STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Viatura da Policia Federal
1 de 1 Viatura da Policia Federal - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Delegados da Polícia Federal (PF) decidiram fazer representações contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o senador Marcos Do Val (Podemos) às comissões de ética da Câmara e do Senado por quebra do decoro parlamentar. O motivo é o descontentamento dos trabalhadores com afirmações dos parlamentares que colocam em xeque a integridade da categoria.

A medida foi decidida em assembleia nessa segunda-feira (5/8) e será protocolada por meio da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF). Eduardo Bolsonaro também deve ser acionado por danos morais.

Em um dos episódios que irou os delegados, o deputado se referiu à Polícia Federal como “cachorrinhos de Moraes”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O senador Marcos do Val será alvo de uma notícia-crime que será encaminhada ao diretor-geral da PF e à Procuradoria-Geral da República. Desde julho, o parlamentar tem usado as redes sociais para realizar ataques. Ele tem mirado o delegado federal Fábio Alvarez Shor, que é o responsável por investigações da Polícia Federal em casos que também estão sob a relatoria de Moraes.

Nas redes sociais, do Val já utilizou cartazes com fotos de delegados com a expressão “procurado” e também já usou termos pejorativos, conforme a ADPF, contra os policiais, a quem atribuiu o predicado de “capataz”.

“A ADPF tem um longo histórico na defesa das prerrogativas funcionais dos delegados federais. Tornou-se mais que necessário dar uma resposta contra os ataques desenfreados e infundados contra a PF e os Delegados Federais”, afirmou o presidente da associação, Luciano Leiro, em um comunicado à imprensa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?