metropoles.com

Delegado que denunciou Salles celebra exoneração: “E eu continuo”

delegado Alexandre Saraiva, que enviou notícia-crime ao STF contra Salles alegando suposto crime de obstrução de investigação ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Alexandre Saraiva
1 de 1 Alexandre Saraiva - Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O delegado Alexandre Saraiva, da Polícia Federal, usou o Twitter, na tarde desta quarta-feira (23/6), para comentar a demissão do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que pediu exoneração ao presidente Jair Bolsonaro.

E eu continuo Delegado de Policia Federal”, escreveu, alfinetando a decisão do governo. Saraiva foi quem apresentou notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) que dá conta de suposta atuação de Salles para obstruir a investigação que resultou na apreensão de madeira ilegal, como parte da Operação Handroanthus . Segundo o requerimento, o então ministro teria praticado três delitos: dificultar a ação fiscalizadora do poder público no meio ambiente; exercer advocacia administrativa; e integrar organização criminosa.

O delegado foi afastado da chefia da Superintendência da PF na Amazônia depois da denúncia. Ele passou quatro anos na chefia da PF no estado.

Exoneração de Salles

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, pediu demissão na tarde desta quarta-feira (23/6) ao presidente Jair Bolsonaro. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Em coletiva, Salles confirmou o pedido. “Eu vim anunciar que apresentei ao senhor presidente da República, e ele já aceitou. Foi comunicado o meu pedido de exoneração do cargo de ministro do Estado do Meio Ambiente”, falou.

Alvo de duas investigações no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro estava sob pressão e alegou motivos familiares para deixar o cargo, apesar do respaldo do Palácio do Planalto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?