metropoles.com

Após delação de Cid, PF investiga se Braga Netto atuou no 8/1

A Polícia Federal (PF) investiga se o general Braga Netto teria “atualizado” Bolsonaro sobre atos golpistas, após delação de Mauro Cid

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
General Braga Netto, durante coletiva de imprensa - metrópoles
1 de 1 General Braga Netto, durante coletiva de imprensa - metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) investiga a participação do general Walter Braga Netto nos atos golpistas, após a delação do tenente-coronel Mauro Cid, homologada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

O general, que também é ex-ministro da Defesa e foi candidato a vice na chapa com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) no ano passado, foi acusado em delação de manter Bolsonaro à par das manifestações golpistas, tendo feito a “ponte” entre ele e os integrantes dos acampamentos.

Os investigadores da PF mapeiam as reuniões realizadas no fim do ano passado entre Bolsonaro, Braga Netto e alguns dos integrantes das Forças Armadas (FA). A maioria desses encontros teria ocorrido no Palácio da Alvorada, e uma das “agendas secretas” demonstra que Braga Netto teria encontrado Bolsonaro em pelo menos quatro ocasiões. As informações são do O Globo.

Braga Netto disse à colunista Bela Megale que “evitava comparecer a essas reuniões para não causar constrangimentos”, porque já “estava na reserva”.

Mauro Cid fez uma série de depoimentos à PF. Em um deles, teria dito que Bolsonaro se reuniu com a cúpula das Forças Armadas e ministros no ano passado, com o tema intervenção militar em pauta. A ideia seria impedir a troca de governo.

14 imagens
1 de 14

Bolsonaristas ocupam o Congresso Nacional

Matheus Veloso/Metrópoles
2 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
3 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
5 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
6 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
7 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
8 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
9 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
10 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
11 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles
13 de 14

Bolsonaristas invadiram sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro

Matheus Veloso/Metrópoles
14 de 14

Matheus Veloso/Metrópoles

Em novembro do ano passado, o Metrópoles havia mostrado a relação do general Braga Netto com o ex-presidente Jair Bolsonaro. O general Braga Netto tinha dado expediente no local do “QG do Golpe” regularmente, na companhia de seu entourage, que inclui oficiais das Forças Armadas.

Mauro Cid e Bolsonaro

O tenente-coronel está vinculado a três investigações principais, analisadas pela PF: fraude em cartão de vacina da família Bolsonaro, desvio de presentes valiosos em suposto esquema que envolve o ex-presidente e articulação para tentar um golpe contra o estado democrático após a derrota de Bolsonaro contra o presidente Lula nas eleições de 2022.

Mauro Cid estava preso desde 3 de maio em Brasília, mas conseguiu o acordo de delação premiada, que foi homologado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)O militar está afastado de suas funções no Exército. Contudo, mantém o salário de R$ 27 mil, conforme previsto em lei.

Nas últimas semanas, Cid prestou uma série de depoimentos à Polícia Federal, inclusive no âmbito do inquérito que apura as ações do hacker Waler Delgatti Neto contra o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Em uma das oitivas, a PF apurou se Mauro Cid participou ou se tem informações do encontro e das tratativas que o ex-presidente Jair Bolsonaro teve com a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Nas conversas, os dois teriam discutido um plano para invadir o sistema do CNJ e também para contestar a efetividade do sistema eleitoral.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?