Definida lista tríplice para o cargo de defensor público-geral federal
A votação foi realizada entre os mais de 600 defensores federais e os três nomes serão encaminhados para o presidente Michel Temer escolher
atualizado
Compartilhar notícia
A lista tríplice para o cargo de defensor público-geral federal foi definida no início da noite desta terça-feira (17/4). De acordo com a apuração, os nomes de três defensores dos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais serão encaminhados ao presidente da República, Michel Temer (MDB). Com maior número de votos, ficou Gabriel Faria de Oliveira (391), seguido por Daniel de Macedo (303) e Vinicius Diniz (228).
A votação foi realizada entre os mais de 600 defensores públicos federais que integram a carreira e ocorreu nesta segunda e terça. Diferentemente de outras carreiras, a Lei Complementar 80/1994, que rege a regulamentação do processo para eleição do defensor público-geral federal, o presidente da República tem a obrigação legal de indicar um dos nomes apresentados na lista tríplice.
De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (Anadef), Igor Roque, o documento deverá ser encaminhado pela Defensoria Pública da União (DPU) já nessa quarta-feira (18).“É de extrema importância que o chefe do Executivo federal faça sua escolha o quanto antes. Esperamos uma transição tranquila de administração, visando evitar qualquer prejuízo à prestação de assistência jurídica integral e gratuita aos milhares de assistidos em todo o Brasil”, destaca Roque.
O escolhido ainda terá que passar por uma sabatina no Senado Federal. Ele ocupará a cadeira nos próximos dois anos, a partir de julho de 2018.