metropoles.com

Defesa de Zé Trovão culpa Câmara por dívida de pensão

A Justiça decretou a prisão do deputado federal catarinense Zé Trovão (PL) nesta sexta (28/6)

atualizado

Compartilhar notícia

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_
Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão e deputado federal por Santa Catarina, cede entrevista ao Metrópoles 4
1 de 1 Marcos Antônio Pereira Gomes, mais conhecido como Zé Trovão e deputado federal por Santa Catarina, cede entrevista ao Metrópoles 4 - Foto: Wey Alves/Metrópoles @weyalves_

A defesa do deputado federal Zé Trovão (PL-SC) afirmou que a falta de pagamento de pensão alimentícia ocorreu por um erro da Câmara dos Deputados. Nesta sexta-feira (28/6), a Justiça decretou a prisão do deputado. O mandado, porém, ainda não foi emitido.

Ao Metrópoles, o advogado do parlamentar, Joel Covolan Daüm, disse que a Casa descontou do contracheque do deputado um valor menor do que o determinado pela Justiça.

O advogado afirmou que o pagamento da quantia devida foi feito no final da tarde desta sexta-feira (28/6) e que irá solicitar à Justiça que oficie a Câmara dos Deputados sobre o valor correto a ser debitado do contracheque do parlamentar.

“Nesse tipo de processo, o Judiciário emite um ofício para a Câmara dos Deputados e determina o desconto da quantia. […] Eles pagam o que foi determinado e o residual, obviamente, vai para conta deputado”, afirmou.

O advogado relatou que, no momento da dissolução de união estável, ficou estabelecido o pagamento de pensão de 17,5% dos rendimentos ou de 4,5 salários mínimos, dependendo do que for maior. A Câmara, no entanto, passou a descontar o valor menor.

“Ele nunca deixou de pagar a pensão, até porque foi ele que pediu a atenção”, disse.

Segundo a defesa, em abril deste ano, o deputado foi alvo de uma ação de execução de alimentos e a defesa de Zé Trovão teria reconhecido o erro, mas que tentou compensar com valores repassados além da pensão, como pagamento de condomínio e aluguel. O juiz, porém, não aceitou a compensação, decretou a prisão e determinou que o valor fosse pago.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?