Defensoria Pública de GO abre concurso com salário de R$ 27 mil
Objetivo é aumentar a assistência jurídica em mais regiões do estado com 48 novos cargos. Número pode aumentar se novas houver aposentadoria
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Começaram nesta segunda-feira (5/7) as inscrições para as vagas de defensor público na Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPEGO). É o terceiro concurso do mesmo tipo que a instituição realiza.
O salário inicial da carreira é de R$ 27 mil e, até o momento, são oferecidas 48 vagas para o cargo de defensor público. No entanto, o número pode aumentar caso haja novas aposentadorias e exonerações até o dia 31/12 deste ano.
De acordo com edital, são oferecidas duas vagas reservadas para candidatos com deficiência, nove para negros, uma para indígenas e uma para quilombola.
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto de 2021 pelo site da Fundação Carlos Chagas (FCC). O objetivo do concurso é ampliar a assistência jurídica no estado. Atualmente, a DPEGO possui limitações de seus quadros, com 82 defensores públicos.
Pequeno número
Das 127 comarcas do Judiciário de Goiás, apenas cinco possuem assistência jurídica gratuita da DPEGO. Pesquisa Nacional da Defensoria Pública, com dados de 2020 e divulgada este ano, mostra que pelo menos 61,8% da população goiana não tem acesso a defensores públicos.
Segundo a DPEGO, Goiás tem em média um defensor público para cada 85,7 mil habitantes. A Emenda Constitucional número 80, de 4 de junho de 2014, prevê pelo menos um defensor para cada comarca.